Translate

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Japão tem mais suicídios em um mês que todos os mortos pela pandemia de coronavírus

Guadium Press
Em outubro houve 2.153 suicídios no Japão enquanto o número de mortes por coronavirus, desde o início da pandemia, é de exatamente 2.109 óbitos.

Redação (05/12/2020, 14:30, Gaudium Press) Em apenas um mês, o número de suicídios no Japão superou o de todas as mortes de Covid desde o início da pandemia, informa o jornal “La Repubblica”.

Estatísticas mostram que em outubro, ainda de acordo o jornal italiano, aconteceram no Japão 2.153 suicídios, enquanto que o número de mortes por coronavírus, desde o início da pandemia, supera ligeiramente os dois mil: são exatamente 2.109, segundo os últimos dados da Universidade Johns Hopkins.

O índice de suicídios no Japão é quase três vezes a média anual de todo o globo

É sabido que o Japão possui uma das maiores taxas de suicídio de todo o mundo e isto é reconhecido inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conforme estatísticas, em 2016 o país teve uma taxa de mortalidade por suicídio de 18,5 por grupo de 100.000 pessoas, perdendo apenas para a Coreia do Sul na região do Pacífico Ocidental.
Os números indicam que esse índice é quase três vezes a média anual de todo o globo: 10,6 por grupo de 100.000 pessoas.

Vários fatores sociais, culturais e religiosos contribuem para o alto número de suicídios

Segundo se tem em conta ao ser apresentado o número de suicídios, as razões para a alta taxa deles no Japão são complexas:
longas jornadas de trabalho, pressão escolar, isolamento social e um estigma cultural em torno de problemas de saúde mental, além de aspectos religiosos, são causas citadas como fatores que contribuem para o alto número de japoneses que acabam com a própria vida.

Número de suicídios cresce com a pandemia de coronavírus, depois de cair por 10 anos, até 2019

Durante os 10 anos que antecederam 2019, o número de suicídios caiu no Japão e chegou a 20.000 no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde japonês.
Mas, tudo indica que a pandemia parece ter revertido essa tendência e o aumento dos suicídios cresceu de forma desproporcional, inclusive entre as mulheres.

Elas costumam representar porcentagem menor do total de suicídios do que os homens, porém, o número de mulheres que se suicidam está aumentando. Porém, em outubro, os suicídios femininos no Japão aumentaram quase 83% em comparação com o mesmo mês do ano passado; os homens aumentaram quase 22% durante o mesmo período.

Segundo a Pew Research, o Japão é, depois da China, o país com o maior número de ateus em todo o mundo. Eles são quase 75 milhões de pessoas em um país de 126 milhões de habitantes. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações e foto InfoVaticana)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF