Translate

sábado, 5 de dezembro de 2020

Jesus nasceu em 25 de dezembro? (Parte 3/7)

Nascimento de Jesus | Caravaggio

Não é uma questão de doutrina

E quanto à afirmação de que a Igreja Católica afirma que Jesus nasceu em 25 de dezembro?

Este não é o caso. A Igreja celebra o nascimento de Jesus em 25 de dezembro, mas isso não equivale a uma alegação de que ele nasceu naquele dia.

A comemoração litúrgica de um evento não significa que a Igreja afirma que aconteceu naquele dia. Por exemplo, o dia em que um santo é comemorado é frequentemente o dia de sua morte, mas nem sempre. Assim, o memorial de Santo Ambrósio é em 7 de dezembro, embora tenha morrido em 4 de abril.

Encontraremos documentos da Igreja referentes à celebração litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro, mas não encontramos nenhum documento magisterial estabelecendo-o como um ensinamento da Igreja de que é quando ele nasceu.

Embora seu nascimento tenha profundo significado para nossa fé, o dia em que ocorreu é uma questão de história e não de doutrina, e os cristãos não precisam ser perturbados pela idéia de que ele nasceu outro dia.

Um ataque ao cristianismo – e a Cristo?

É a alegação de que Jesus nasceu outro dia um ataque ao cristianismo?

É verdade que alguns que fazem essa reivindicação querem menosprezar ou minar o cristianismo, mas nem todos têm esse motivo. Há cristãos sinceros que argumentam que Jesus nasceu outro dia. Alguns até foram acolhidos pela reivindicação do feriado pagão e estão tentando proteger o cristianismo de ser contaminado por associações pagãs.

Podemos ficar irritados quando um ateu diz, de maneira superior: “Você sabe, Jesus realmente nasceu em 25 de dezembro”, mas seus motivos são irrelevantes. A alegação que ele está fazendo é verdadeira ou falsa, e especular sobre o que está acontecendo em seu coração gerará mais calor do que luz.

O importante é a evidência e aonde ela nos leva.

Continua...

Portal Apologistas da Fé Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF