Translate

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Dicas de um professor de Harvard para ser feliz, apesar da pandemia

Shutterstock
Por Dolors Massot

Proteja sua saúde mental com essas sugestões.

Tal Ben-Shahar é um “guru da felicidade”. Ao contrário de alguns autores que publicam livros de autoajuda com qualificações duvidosas, na melhor das hipóteses, Ben-Shahar é um psicólogo que vem crescendo em reconhecimento mundial enquanto trabalha como professor na Universidade de Harvard.

Canalizando sentimentos negativos

A pandemia manteve os profissionais de psicologia mais ocupados do que nunca. Ben-Shahar abordou a situação em uma entrevista ao canal de notícias espanhol ABC , bem como em uma entrevista ao JUF News . Ele explica que esta nova situação global merece uma resposta à altura.

A primeira coisa que ele recomenda é que “darmos permissão para sermos humanos” diante das dificuldades. Isso significa enfrentar nossas reações com compaixão, abraçando nossas emoções – mesmo as difíceis e desagradáveis. Precisamos trabalhar por meio delas e deixá-las seguir seu curso, não suprimi-las ou negá-las.

Para canalizar esses sentimentos negativos, ele propõe alguns caminhos. Uma possibilidade é anotar nossos sentimentos em um diário. Outra é falar sobre nossos sentimentos e experiências a um amigo ou outra pessoa em quem possamos confiar. As lágrimas também podem ser uma parte natural e saudável desse processo, diz ele.

Ele disse ao JUF News: “O paradoxo é que, para cumprir nosso potencial para a felicidade, devemos permitir a infelicidade.”

Gratidão

Para Ben-Shahar, esses são momentos em que é importante ser grato e não se isolar em nós mesmos e em nossa própria dor. Quando questionado pelo JUF News sobre qual perfil de pessoa tem maior probabilidade de lidar com esta crise, ele responde: “Uma pessoa que geralmente é mais grata, que, seja nos momentos bons ou nos momentos difíceis, é capaz de apreciar as coisas boas da vida.”

Por exemplo: ele sugere reservar alguns minutos diariamente, talvez de manhã ou no fim do dia, para escrever algumas coisas pelas quais nos sentimos gratos. Sempre há algo positivo, grande ou pequeno, diz ele. Este exercício nos ajudará a apreciar e valorizar a luz em meio às sombras.

Atividade física

Outra dica que pode nos ajudar a encontrar a felicidade é cuidar de nossa saúde física. Pode ser tão simples quanto caminhar 30 minutos ao ar livre.

Para aqueles que estão em quarentena em casa, ele sugere a participação em um dos muitos treinamentos disponíveis na internet. O exercício tem mais do que benefícios físicos. Ele disse ao JUF News: “O exercício não nos torna apenas fisicamente mais resistentes; contribui significativamente para a nossa resistência psicológica.”

Companhia

A questão na mente de muitas pessoas durante esta pandemia é se as telas podem substituir o contato pessoal com outras pessoas. Vale a pena?

Ben-Shahar disse ao JUF News: “Passar um tempo de qualidade com pessoas de quem você gosta e que se importam com você é sempre importante; é especialmente importante agora. ”

Ele enfatiza que interagir com as pessoas por meio de uma tela não tem os mesmos efeitos positivos em um nível psicológico e fisiológico que as interações face a face normais. “Sempre que possível, devemos nos desconectar (da tecnologia) para nos conectar (com as pessoas)“, ecplicou.

No entanto, ele disse ao JUF News: “Se os encontros reais não forem possíveis, então os encontros virtuais servirão.”

Distração

A última recomendação acerca da felicidade em tempos de pandemia é possivelmente a mais fácil: “Procure se distrair”. Ele explica que pensar sobre o vírus o tempo todo, dia e noite, é “prejudicial à saúde e inútil”.

Consequentemente, ele defende encontrar um hobby, ouvir música, assistir TV ou jogar jogos com a família e amigos. 

Portanto, se você estava se sentindo culpado por acumular horas de streaming no Neflix ou qualquer que seja sua plataforma preferida, a menos que tenha chegado ao ponto de negligenciar seus deveres, essa é uma coisa a menos com que você deve se preocupar!

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF