Translate

domingo, 1 de agosto de 2021

A cautela da Igreja quanto às aparições reconhecidas de Nossa Senhora

Adam Jan Figel I Shutterstock
Por Arquidiocese de São Paulo

"A Igreja é tão cautelosa que não declarou e nem pode declarar dogma de fé nenhuma aparição", destaca o pe. Cido Pereira.

Aparições reconhecidas de Nossa Senhora e cautela da Igreja ao reconhecê-las: este foi o tema que o pe. Cido Pereira abordou na semana passada, em sua coluna no jornal O São Paulo. Ele respondeu, de fato, à seguinte pergunta da leitora Sônia Alves:

“Padre Cido, o que o senhor diz sobre as aparições de Nossa Senhora?”

Eis a resposta completa do sacerdote:

É uma pena, Sônia, que, de repente, as pessoas fiquem como que alienadas por esses fenômenos de aparições, que se sucedem tanto no Brasil quanto no mundo todo, sendo que a maioria deles – digo a você com toda a convicção –, não passa de alucinações de pessoas infelizmente desequilibradas, por mais tranquilidade que demonstrem ter.

Atenção à coerência das mensagens

Sônia, é uma pena que as pessoas não ouçam os pastores da Igreja que alertam contra esses fenômenos de aparições, oferecendo muitos critérios para a gente examinar antes de dar fé a eles. Entre esses critérios estão a coerência das mensagens, o equilíbrio psíquico dos videntes, a concordância ou não com os ensinamentos da Igreja. Você já reparou como muitas destas mensagens que colocam revelações na boca de Jesus, de Nossa Senhora, são muito mais ameaças do que palavras de orientação e confiança? Como qualquer profeta de mau agouro, muitos desses videntes só fazem anunciar castigos tremendos, fim do mundo, inferno… Ora, como acreditar que Jesus, o Bom Pastor, saia por aí anunciando desgraça em vez de salvação? Como acreditar que Maria, a doce mãe de Jesus, a mulher do silêncio, a mãe de bondade e de misericórdia, saia por aí anunciando que não está dando mais para segurar o braço de seu Filho, como se este fosse um vingador cruel pronto a despejar sua ira sobre a humanidade?

Aparições reconhecidas de Nossa Senhora não são dogma

É por tudo isso que a Igreja é prudente diante dessas aparições. A Igreja é tão cautelosa que não declarou e nem pode declarar dogma de fé nenhuma aparição e nenhuma mensagem transmitida nessas aparições. Ela não nega que essas aparições podem acontecer, porque Deus, sendo onipotente, pode fazer e permitir o que Ele quiser. No entanto, a Igreja entende e ensina que tudo o que Deus tem a dizer à humanidade já foi revelado pelos profetas do Antigo Testamento, por Jesus, a Palavra viva do Pai, e pelos apóstolos. As revelações de Deus terminaram com a morte do último apóstolo. Dito isso, minha irmã, é preciso que você tenha no seu coração que a Igreja leva tempo para reconhecer uma aparição de Maria. As aparições existem e nós veneramos: Nossa Senhora de Lourdes, de Fátima, de Guadalupe e Aparecida. Fique com Deus, minha irmã. Que Ele abençoe você e sua família.

 Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF