Translate

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Dia de Santa Dulce dos Pobres pode se tornar feriado nacional

Santa Dulce dos Pobres | Guadium Press
Projeto já foi aprovado pelo Senado e agora segue para a Câmara dos Deputados, onde, caso seja aprovado, necessitará apenas da sanção presidencial para entrar em vigor.

Redação (22/11/2021 14:52, Gaudium Press) A Comissão de Educação do Senado aprovou na última quinta-feira, 18, uma proposta para a criação de um novo feriado nacional. A data recordaria a primeira santa brasileira reconhecida pela Igreja Católica: Santa Dulce dos Pobres.

Após essa aprovação do projeto, de autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA), o mesmo seguirá para a Câmara dos Deputados onde, caso seja aprovado, necessitará apenas da sanção presidencial para entrar em vigor.

O dia escolhido é 13 de março, data da morte da santa religiosa, que entregou sua alma à Deus no ano de 1992 em Salvador, Bahia. Inicialmente chegou a ser cogitado o dia 13 de outubro, data na qual a Santa foi canonizada, porém, o relator do projeto, senador Flávio Arns (Podemos-PR), preferiu manter o dia 13 de março, pois “as tradições religiosas da Bahia já dedicam esse dia à lembrança de Irmã Dulce”.

Santa Dulce, o anjo bom da Bahia | Guadium Press

Quem foi Santa Dulce dos Pobres?

Nascida no dia 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador (BA) Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Desejando consagrar sua vida a Deus servindo aos mais necessitados, tornou-se religiosa, passando a ser chamada de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe. Mais tarde, ficou popularmente conhecida como o “Anjo bom da Bahia”.

Em 1949, improvisou, no galinheiro do convento, um abrigo para acolher os doentes que eram resgatados por ela nas ruas de Salvador. Dez anos depois, um terreno foi doado para a construção do Albergue Santo Antônio. Anos mais tarde, ao lado do albergue, foi fundado o Hospital Santo Antônio, coração das Obras Sociais de Irmã Dulce.

Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, em sua casa, no Convento Santo Antônio. Ela foi beatificada no dia 22 de maio de 2011 e canonizada pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019, tornando-se a primeira santa brasileira. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF