Translate

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Coreia do Sul: Murais instalados em cemitério católico recordam perseguição aos cristãos

Guadium Press
Para o diretor do cemitério, Padre Andrew Heo Woo-yeong, a instalação desses murais ajudará os fiéis a conhecerem a história de perseguição aos cristãos da Igreja primitiva.

Redação (16/11/2021 15:41, Gaudium Press) Com o objetivo de ajudar os fiéis católicos a rezar e meditar, assim como aprender sobre os primeiros dias da Igreja e a perseguição aos cristãos, a Arquidiocese de Gwangju, na Coreia do Sul, instalou 14 murais em um cemitério católico.

Os murais feitos em azulejos baseiam-se em cenas da Bíblia: as do Antigo Testamento incluem a arca de Noé, o Êxodo e a história de Jonas; já entre as do Novo Testamento estão a parábola da ovelha perdida, o milagre dos cinco peixes e a ressurreição de Lázaro.

Ideia surgiu após visita às catacumbas romanas

A iniciativa dos murais das catacumbas partiu do Arcebispo de Gwangju, Dom Hyginus Kim Hee-joong, que presidiu a cerimônia de bênção dos mesmos no dia 2 de novembro, quando se celebrou o dia de finados.

Quando esteve em Roma, durante o período em que estudava para obter o título de doutor em história da igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, o prelado tirou fotos das catacumbas romanas. Suas imagens foram aprimoradas e transferidas para os azulejos.

Iniciativa ajudará fiéis a conhecerem a história da Igreja primitiva

O diretor do cemitério, Padre Andrew Heo Woo-yeong, acredita que os murais ajudarão os fiéis a conhecerem e se aprofundarem sobre os cristãos da Igreja primitiva e como eles se reuniam secretamente para evitar a perseguição dos governantes.

A instalação desses murais na Coreia tem grande significado, pois no final dos séculos 18 e 19 o catolicismo enfrentou perseguição por parte de governantes budistas. A história terminou com o martírio de milhares de católicos que se recusaram a renunciar a sua Fé. A maior perseguição em 1866 produziu cerca de 8 mil mártires. (EPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF