Translate

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Sete atividades para aproveitar as últimas semanas do Ano de São José

São José / Crédito: Unsplash

DENVER, 16 nov. 21 / 03:12 pm (ACI).- O leigo dominicano e autor de livros para a formação espiritual dos católicos, Shaun McAfee, destacou algumas atividades que podem ajudar os fiéis a aproveitar as últimas semanas do ano especial dedicado a são José.

O papa Francisco decretou um Ano dedicado a São José de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021 para comemorar os 150 anos do Decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou são José padroeiro da Igreja universal.

McAfee disse em uma coluna do jornal National Catholic Register que "à luz de todos os outros acontecimentos em todo o mundo", percebeu-se a necessidade de ter “um santo paterno a quem imitar” e a quem pedir a intercessão “pelas necessidades de nossos tempos difíceis”.

“Não deixe que o Ano de São José chegue a um final abrupto. O primeiro domingo da quaresma chegará antes que percebamos. Você pode estar pensando: ‘Para onde foi o ano?’ Bem, agora é sua chance de agir”, acrescentou.

A seguir, uma lista de atividades para ajudar os fiéis a continuar crescendo na devoção a são José.

1. Leia a carta apostólica Patris Corde

McAfee disse que a carta apostólica do papa Francisco Patris Corde (Coração de Pai) deveria "estar no topo das listas de leitura para aqueles que desejam seguir o chamado do Santo Padre por uma maior devoção a São José, inclusive antes de terminar o ano”.

“O papa Francisco destaca os benefícios espirituais da imitação de um santo que personificou a alegria do trabalho, a abertura do coração à vontade de Deus e uma devoção amorosa à dignidade da paternidade”, destacou.

Você pode ler a carta apostólica AQUI.

2. Lucre uma indulgência plenária

Durante o Ano de São José, o papa deu a oportunidade de lucrar uma indulgência plenária especial de muitas maneiras.

McAfee disse que a indulgência plenária apaga “todo castigo temporal causado pelo pecado” e ressaltou que é “equivalente a um restabelecimento completo da alma”.

O autor disse que entre as ações que podem ser realizadas para lucrar indulgências neste ano estão: confiar o trabalho diário à proteção de são José Operário, fazer um retiro de meditação em são José, rezar para que os desempregados recebam um trabalho decente e rezar uma oração aprovada a são José em 19 de novembro.

“Recorda que, além das ações específicas e do completo desapego do pecado, as três obrigações que acompanham a indulgência são uma confissão sacramental, receber a sagrada comunhão e rezar pelas intenções do Santo Padre”, disse.

Você pode encontrar outras 15 maneiras de lucrar indulgências neste Ano de São José AQUI.

3. Faça um tour virtual por uma catedral dedicada a São José

McAfee disse que "a Catedral de São José de Nova Orleans está entre as mais históricas e belas de todos os Estados Unidos", e pode ser visitada virtualmente.

“Descubra o significado da arquitetura, das janelas, do altar e de todo o demais”, além de crescer “em uma amizade mais profunda com o santo padroeiro”, acrescentou.

Pode fazer a visita virtual AQUI.

4. Recite a oração de São José

O autor lembrou a oração que o papa Pio IX escreveu em honra ao padroeiro da Igreja Universal.

Oh! São José, cuja proteção é tão grande, tão forte, tão imediata diante do trono de Deus, coloco em vossas mãos todos os meus interesses e desejos.

Oh! São José, auxilie-me com sua poderosa intercessão, e obtenha para mim do seu divino Filho todas as bênçãos espirituais, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor, para que, tendo-me comprometido aqui, sob seu poder celestial, eu possa oferecer minhas graças e homenagens.

Oh São José, jamais me canso de contemplar a ti e a Jesus a dormir em seus braços. Não me atrevo a me aproximar enquanto Ele repousa junto do teu coração. Abraça-o em meu nome, beije seu rosto delicado por mim e peça-lhe que me beije de volta quando eu der meu último suspiro. São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém.

5. Reflita sobre São José

McAfee lembrou que o beato Guilherme José Chaminade dizia: “Nós nos perguntamos por que o Evangelho menciona tão pouco são José. Mas não disse tudo quando nos mostrou que era o esposo de Maria?"

“Esta citação é acertada e deveria proporcionar muito sobre o que refletir para aqueles que desejem aproximar-se mais a este maravilhoso pai e modelo a seguir para os esposos em todos os estados de vida”, destacou.

6. Siga o exemplo de paternidade de são José

O autor incentivou “os pais a redobrarem seu compromisso com o bem-estar espiritual de seus filhos. Rezem em família, sejam gentis, pacientes e perdoem as faltas, no silêncio se for necessário, em todo momento, mas especialmente quando as provações entrarem em casa”.

“O papa Francisco mostra José como o pai que 'sempre soube que seu filho não era seu, mas que simplesmente havia sido confiado a seus cuidados’”, destacou.

7. Memorize a oração Patris Corde

McAfee recordou as palavras de santa Teresa de Ávila que dizia que “quem se entrega à oração deve ter sempre uma devoção especial a são José; porque não conheço ninguém que possa pensar na Rainha dos anjos, durante o tempo em que tanto sofreu com o Menino Jesus, sem agradecer a são José pelos serviços que então lhes prestou”.

Por isso, McAfee encoraja a rezar a oração de Patris Corde:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF