Translate

domingo, 21 de novembro de 2021

Um jovem que não é capaz de sonhar envelheceu antes de seu tempo, diz papa Francisco

O Papa antes do início da missa na basílica de São Pedro.
Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa

Vaticano, 21 nov. 21 / 08:03 am (ACI).- O papa Francisco urgiu que os jovens tenham uma consciência crítica perante os acontecimentos atuais e não deixem de sonhar. O pedido foi feito na missa que Francisco presidiu na Basílica de São Pedro neste domingo, 21 de novembro, solenidade de Cristo Rei, data em que a Igreja recorda o Dia Mundial da Juventude nas dioceses de todo o mundo.

Para articular seu ensinamento, o papa tomou duas imagens tiradas das leituras do domingo de hoje.

A primeira imagem vem do Livro do Profeta Daniel e mostra alguém parecido com "um filho do homem" vindo das nuvens do céu a quem "o poder, a glória e o reino foram dados" e a quem "todos os povos, nações e línguas serviram". Seu poder "é um poder eterno" e "seu reino jamais será destruído".

Essa imagem, retomada mais tarde pelo apóstolo João, de forma semelhante no Livro do Apocalipse, refere-se, segundo o papa, "à gloriosa vinda de Jesus como Senhor e como o fim da história".

A segunda imagem é do Evangelho de hoje: "Cristo está diante de Pilatos e lhe diz: 'Eu sou rei'". Na preparação do Dia Mundial da Juventude 2023, que se realizará em Lisboa, o Pontífice convidou os jovens a "parar e contemplar estas imagens de Jesus".

Jesus vindo entre as nuvens "é uma imagem que fala da vinda de Cristo em glória no fim dos tempos". Isso nos faz perceber que a última palavra sobre nossa existência será de Jesus, não nossa".

Outro ensinamento decorre desta imagem de Jesus vindo entre as nuvens, neste caso, um ensinamento que decorre do fato de que a visão do Profeta Daniel ocorre "em uma visão noturna".

"Isto significa que Deus vem durante a noite, entre as nuvens frequentemente escuras que pairam sobre nossas vidas", disse o papa. "Cada um de nós conhece estes momentos. É necessário reconhecê-lo, olhar além da noite, levantar os olhos para vê-lo no meio da escuridão".

Neste sentido, o Santo Padre convidou os jovens a não deixar “de procurar a luz no meio da escuridão que carregamos em nossos corações e que vemos ao nosso redor".

Em conclusão, ele pediu aos jovens que sonhassem, porque "um jovem que não é capaz de sonhar..., coitado, envelheceu antes de seu tempo".

Aqueles que sonham "não se deixam absorver pela noite, mas acendem uma chama, uma luz de esperança que anuncia o amanhã".  Sonhe, fique acordado, e olhe para o futuro com coragem.

A segunda imagem destacada pelo Papa em sua homilia é a de Jesus antes de Pilatos. O Senhor pronuncia suas palavras proféticas: "Eu sou rei".

“A determinação de Jesus, sua coragem, sua suprema liberdade são impressionantes". Ele foi preso, levado ao pretório, interrogado por aqueles que poderiam condená-lo à morte. Em tal circunstância, ele poderia ter deixado prevalecer o direito natural de se defender, talvez procurando 'remendar as coisas', concordando com uma solução de comprometimento".

Por outro lado, "Jesus não escondeu sua própria identidade, não camuflou suas intenções, não aproveitou a brecha que Pilatos deixou aberta para salvá-lo". Não. Com a coragem da verdade ele respondeu: 'Eu sou rei'".

Estas palavras mostram a missão de Jesus, que veio "proclamar por sua vida que seu Reino é diferente dos do mundo, que Deus não reina para aumentar seu poder e esmagar os outros, que ele não reina com exércitos e força". Seu Reino é um reino de amor. Eu sou rei, mas deste Reino de amor. Eu sou o Rei daqueles que dão suas vidas para a salvação dos outros.

Esta imagem, disse o papa, serve aos jovens para despertar neles "a coragem da verdade". Desta forma, "na liberdade de Jesus também encontramos a coragem de ir contra a maré".

"Caros jovens. Ser livre, ser autêntico, ser a consciência crítica da sociedade. Não tenha medo de criticar. Precisamos de suas críticas. "Tenha uma paixão pela verdade, para que com seus sonhos possa dizer: minha vida não é escrava da lógica deste mundo, porque eu reino com Jesus pela justiça, pelo amor e pela paz", concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF