Translate

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A importância e os benefícios de uma boa leitura

Shutterstock
Por Prof. Felipe Aquino

É na leitura dos grandes clássicos do cristianismo, como as obras dos Santos Padres, a Patrística e as obras dos doutores da Igreja, que colhemos as melhores interpretações da Bíblia.

Um elemento básico de uma civilização é a escrita e a leitura. Os povos mais antigos, como os babilônios e egípcios, já tinham sua escrita. Ela foi o primeiro meio de comunicação entre as pessoas e uma forma de registrar os acontecimentos, informações, notícias etc. Com isso, surgiu o hábito da leitura, que moldou a vida de tantos povos.

A leitura é algo importante na vida do ser humano, não apenas a leitura mínima necessária para se resolver os problemas, mas a leitura que acrescenta conhecimentos, reflexões, descobertas, gerando novos horizontes e maturidade.

A leitura contribui para a nossa formação intelectual

Ler bons livros – e hoje a boa leitura digital – estimula a criatividade, enriquece a imaginação, fortalece a memória, aumenta o nosso vocabulário, melhora a escrita, nos aproxima da compreensão do mundo e nos ajuda a nos conhecermos melhor.

A boa leitura não só contribui na formação intelectual, como também nos ajuda a organizarmos as ideias, desenvolver critérios de organização e métodos em nossas atividades, nos dá argumentos para defender os bons valores, exercita o cérebro e ajuda os debates a serem produtivos na descoberta da verdade. Além disso, nos ajuda a conhecer o mundo, a humanidade, sua história, seus erros e acertos.

A leitura nos leva a viajar pelo mundo sem sair de casa e nos torna sábios, prudentes, discretos e humildes. É um momento de prazer que mantém o nosso cérebro saudável e melhora a memória.

A leitura é parte essencial do trabalho, é instrumento indispensável na capacitação profissional e no aprendizado. O hábito de ler nem sempre é uma atividade prazerosa, mas sempre necessária. Por isso, os pais precisam, desde cedo, estimular as crianças a lerem. A leitura ajuda na concentração, ensina a se fixar num foco seletivo, diminui o estresse, a agitação e a hiperatividade.

Benefícios da leitura

Quem lê fala e escreve melhor e se expressa melhor. É a melhor forma para resolver os problemas sobre qualquer assunto desconhecido. Nos ajuda a aprender com os erros e acertos dos outros e nos faz sofrer menos.

A leitura nos torna mais agradáveis e úteis aos outros; quem lê tem mais conteúdo do que os outros. Isto melhora também a saudável autoestima da pessoa. Então, é preciso lutar contra a preguiça e começar a ler com determinação e hora marcada.

A leitura tem o poder de transformar muitas vidas. Santa Edith Stein, depois de passar uma noite inteira lendo a vida de Santa Teresa d’ Ávila, se converteu, se tornou carmelita e morreu mártir na perseguição alemã. Santo Inácio de Loyola, ferido numa batalha e internado, não tendo livros de epopeias dos cavaleiros do seu tempo para ler, leu a vida de Jesus e dos santos e tornou o grande fundador da Companhia de Jesus.

É pela leitura da Sagrada Escritura que milhares de almas se entregaram a Deus e viveram santamente. É na leitura dos grandes clássicos do cristianismo, como as obras dos Santos Padres, a Patrística, as obras dos Santos doutores da Igreja, que colhemos as melhores interpretações da Bíblia.

Não podemos também deixar de dizer que a má leitura envenena a vida das pessoas. Muitos foram levados até ao suicídio pelas obras negativas de pessoas, que descrentes de Deus, consideraram a vida algo sem sentido; um vazio entre o nascimento e a morte. Muitas são as obras que infelizmente podem desviar os leitores do bom caminho de Deus e da Igreja. Por isso, é muito importante ter conhecimento profundo das verdades da nossa fé, para não sermos enganados por falsos profetas e falsas doutrinas dos lobos vestidos de ovelhas.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF