Translate

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Cardeal lamenta aumento de ataques a locais de culto

Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição em
Washington, D.C. / Crédito: Basílica do Santuário Nacional
da Imaculada Conceição

NOVA IORQUE, 17 jan. 22 / 09:08 am (ACI).- Como parte do Dia Nacional da Liberdade Religiosa 2022 celebrado neste sábado, o cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, lamentou o vandalismo contra locais de culto nos EUA.

"Por quase dois anos, os bispos dos EUA notaram a tendência preocupante de vandalismo nas igrejas católicas e a destruição de estátuas", disse o cardeal num comunicado de 14 de janeiro.

Houve pelo menos 113 incidentes em 29 estados e no Distrito de Columbia desde maio de 2020. Os incidentes incluem incêndio criminoso, imagens danificadas, pichações com suásticas e linguagem anticatólica, atos de destruição e vandalismo.

O cardeal Dolan, presidente do Comitê de Liberdade Religiosa da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês), comentou que “outros grupos religiosos também experimentam essas agressões e, em algumas comunidades, ocorrem com muito mais frequência”.

“Um ataque a uma casa de culto é certamente um ataque à comunidade específica que ali se reúne. É também um ataque ao princípio fundamental da América como um lugar onde todas as pessoas podem praticar livremente sua fé. E é um ataque ao espírito humano, que anseia conhecer a verdade sobre Deus e como agir à luz da verdade”, refletiu.

Por outro lado, o cardeal Dolan destacou que “a arte religiosa instrui e inspira” e “nos lembra que vivemos mais plenamente quando direcionamos nossa vida para nosso Criador e nosso próximo”.

“A desfiguração de tais símbolos públicos do sagrado degrada nossa vida comum e prejudica o bem comum”, disse Dolan. "Tomemos a determinação de promover a liberdade religiosa para todas as pessoas e honrar o lugar do sagrado tanto em nossas vidas como em nossas paisagens”.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF