Translate

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Hoje começa a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022

Papa Francisco e Patriarca Bartolomeu rezam juntos na Terra Santa
/ Vatican Media

Vaticano, 18 jan. 22 / 09:58 am (ACI).- Hoje, 18 de janeiro, começa a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que tem como tema “Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem", passagem tirada do Evangelho de São Mateus sobre os Reis Magos que buscavam Jesus, o Salvador recém-nascido.

Há alguns anos, o Conselho Ecumênico de Igrejas e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos encomendam os materiais de oração para esta semana, que será realizada até 25 de janeiro, a diferentes denominações e comunidades eclesiais de alguma região geográfica.

Para a semana de oração de 2022, pediram ao Conselho de Igrejas do Oriente Médio, com sede em Beirute, Líbano.

Sobre o tema escolhido, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos destaca que “mais do que nunca, nestes tempos difíceis, precisamos de uma luz que brilhe na escuridão e essa luz, proclamam os cristãos, foi manifestada em Jesus Cristo”.

“Em uma região do mundo onde direitos humanos são habitualmente pisoteados por injustos interesses políticos e econômicos, enfrentando uma crise de saúde internacional sem precedentes e suportando as consequências humanas e materiais da séria explosão que devastou Beirute em 4 de agosto de 2020, o grupo ecumênico local ainda assim fez todo o esforço para apresentar os resultados de seu trabalho participando de encontros via internet”, explicaram.

O material propõe uma série de orações, reflexões e esquemas de celebração, entre outros, para os oito dias da semana de oração.

Para cada um, também é sugerido um tema de reflexão, acompanhado de uma citação bíblica:

Dia 1: “Vimos a sua estrela no oriente” (Mt 2,20) Levanta-nos e leva-nos a tua perfeita luz.

Dia 2: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer”? (Mt 2,2) Uma liderança humilde derruba muros e constrói com amor.

Dia 3: “A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado, e toda a Jerusalém com ele” (Mt 2,3) A presença de Cristo, virando o mundo ao contrário.

Dia 4: “E tu, Belém, não és decerto a menos importante das sedes distritais de Judá” (Mt 2,6) Mesmo sendo pequenos e sofredores, nada nos falta.

Dia 5: “O astro que tinham visto no oriente avançava à sua frente” (Mt 2,9) Guiados por um único Senhor.

Dia 6: “Viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, prestaram-lhe homenagem” (Mt 2,11) Unidos em adoração ao redor do único Senhor.

Dia 7: “Abrindo seus cofres, ofereceram-lhe por presente ouro, incenso e mirra” (Mt 2,11) Os dons de comunhão.

Dia 8: “Retiraram-se para sua pátria por outro caminho” (Mt 2,12) Deixando para trás as familiares estradas de separação e indo pelos novos caminhos de Deus.

Numa carta conjunta, datada de 28 de outubro de 2021 e enviada aos bispos responsáveis ​​pelo ecumenismo; o cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; e o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, exortaram a celebrar a semana de oração pela unidade dos cristãos, tendo em mente o Sínodo da Sinodalidade que está em andamento e que se concluirá em Roma, em outubro de 2023.

A Secretaria Geral do Sínodo e o Pontifício Conselho também ofereceram esta oração para esta semana:

“Pai Celestial, como os Reis Magos foram a Belém conduzidos pela estrela, que a tua luz celestial guie também a Igreja Católica durante este tempo sinodal, para que caminhe junto de todos os cristãos. Como os Reis Magos estavam unidos na sua adoração a Cristo, aproxima-nos do Teu Filho, para que, mais próximos uns dos outros, sejamos um sinal da unidade que desejas para a Tua Igreja e para toda a criação. Pedimo-lo através de Cristo Nosso Senhor. Amém.”

As datas da celebração desta semana foram propostas em 1908 pelo anglicano Paul Watson para abranger o período entre a festa de são Pedro e a de são Paulo, que têm um profundo significado.

No âmbito dessas celebrações, o papa Francisco presidirá a oração das vésperas às 17h30 (13h30 no horário de Brasília) na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, na terça-feira, 25 de janeiro, dia da solenidade da conversão de são Paulo Apóstolo.

São Paulo – então conhecido como Saulo – foi derrubado do cavalo na estrada de Damasco pelo próprio Jesus por uma luz do céu que brilhou sobre ele e seus companheiros, ficou cego e então decidiu se tornar um cristão

Para acessar os materiais da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, clique AQUI.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF