Translate

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Para encontrar Jesus é preciso aceitar seus caminhos sem lamentações, diz o papa

Papa Francisco / Crédito: Vatican Media
Por Diego Lopez Marina

Vaticano, 30 jan. 22 / 01:45 pm (ACI).- Na oração do Ângelus de hoje, 30 de janeiro, o papa Francisco explicou aos católicos que para encontrar Jesus em suas vidas não precisam buscar milagres ou sinais externos, precisam aceitar seus caminhos sem lamentações, críticas ou caras feias.

Jesus “apresenta-se como não esperávamos. Não o encontra quem procura milagres, novas sensações, uma fé feita de poder e sinais externos”, disse o papa aos fiéis reunidos na praça de São Pedro.

“Somente o encontra, por outro lado, quem aceita seus caminhos e seus desafios, sem lamentações, sem suspeitas, sem críticas e sem cara feia. Em outras palavras, Jesus pede para acolhê-Lo na realidade cotidiana, na Igreja de hoje, como ela é; naqueles que estão perto de você todos os dias; no cuidado dos necessitados. Acolher Deus ali, onde Ele está, e nos convida a nos purificarmos no rio da disponibilidade e em muitos banhos saudáveis ​​de humildade”, explicou o papa.

No início do Ângelus, o papa deu o exemplo do Evangelho, quando se narra a primeira pregação de Jesus na sua própria cidade, Nazaré, e a rejeição absoluta dos "seus".

“O resultado foi amargo: em vez de receber aprovação, Jesus encontra incompreensão e hostilidade (cf. Lc 4,21-30). Seus conterrâneos, mais do que uma palavra de verdade, queriam milagres, sinais prodigiosos. O Senhor não realiza nenhum e eles o rejeitam, porque dizem que já o conhecem desde criança, que é o filho de José”, recordou o papa.

Neste contexto, Francisco perguntou aos presentes: "E nós, somos acolhedores ou nos assemelhamos aos seus conterrâneos, que achavam que sabiam tudo sobre ele?"

“Quem sabe, depois de tantos anos sendo crentes, pensamos que conhecemos bem o Senhor, com nossas ideias e nossos julgamentos, tantas vezes. O risco é de nos acostumarmos com Jesus, fechando-nos às suas novidades, ao momento em que Ele bate à porta e te diz uma coisa nova, quer entrar em ti. Nós devemos sair desse estar fixos em nossas posições. O Senhor pede uma mente aberta e um coração simples”, disse ele.

Por fim, Francisco pediu a “Nossa Senhora, modelo de humildade e disponibilidade”, que “nos mostre o caminho para acolher Jesus”.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF