Translate

sábado, 29 de janeiro de 2022

São Valério de Treviri

S. Valério de Treviri | Rede Século 21
29 de janeiro
São Valério de Treviri

Origens

Não se tem muita informação sobre São Valério de Treviri. Sabe-se, porém, que ele teria nascido no século III e morrido no século IV.

Vida religiosa

Segundo documentos pontifícios, Valério foi realmente bispo de Treviri e prestou um importante trabalho para a evangelização na Igreja de Roma. Primeiramente, ele auxiliou Eucario, o primeiro bispo de Treviri. Depois, colaborou com Materno. Eucario e Materno estão incluídos no Livro dos Santos, figurando como apóstolos de seu país natal, a Alemanha.

Como Jesus, ressuscitou o amigo

Nos registros oficiais do Vaticano do final dos anos 900, onde estão registradas as causas da santificação dos religiosos, encontra-se a seguinte definição sobre São Valério: “converteu multidões de pagãos e operou milagres singelos e expressivos”. Certamente o milagre de maior destaque foi o da ressurreição do amigo Materno, com apenas um toque de seu cajado episcopal.

Valério soube o dia de sua morte

Valério foi avisado em sonho por Eucario, seu companheiro de missão já falecido, que ele seria recebido no céu no dia 29 de janeiro. Valério faleceu no dia previsto, no começo do século IV. Não se sabe, porém, o ano de sua morte.

Culto e devoção

A fama da santidade de Valério aumentava a cada dia. As pessoas procuravam sua sepultura, onde faziam suas orações de agradecimento e de pedidos. O culto a São Valério se intensificava na medida em que novas igrejas eram construídas e dedicadas a ele, principalmente nas regiões de língua germânica. Ele se tornou o padroeiro de muitas cidades. Suas relíquias estão na Basílica de São Matias, numa urna de prata, em Treviri, atual cidade de Tries, na Alemanha.

Oração a São Valério de Treviri

Inspirai-nos, o Deus de amor, pela intercessão de São Valério, o zelo pastoral pelos mais abandonados e necessitados de conversão. Por Cristo nosso Senhor. Amém. ”

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF