Translate

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

O dia em que meu filho de 3 anos me pediu uma reunião de família

Roman Samborskyi | Shutterstock
Por Cecília Pigg

Após a primeira reunião de família, nunca paramos - e aqui está o motivo.

“Ei, mãe, podemos ter uma reunião de família?” 

Meu filho de três anos me fez esse pedido todos os dias durante um mês. Então eu, meu marido e meu filho menor passamos a nos reunir regularmente, geralmente no sofá e aconchegados em alguns cobertores. Conversávamos sobre o que ia acontecer naquele dia ou no próximo fim de semana. Também planejávamos como enfrentar uma grande reforma em torno da casa que precisava ser feita.

Na época, imaginei que meu filho gostava do fato de estarmos todos conversando juntos enquanto estávamos aconchegados no sofá durante as noites frias de inverno. Ele também gostava de se sentir maduro, já que ele fazia parte da discussão. E ele gostava de saber o que esperar no que dizia respeito à nossa agenda. Uma reunião familiar regular nos proporcionava isso.

O que é reunião de família?

Bem, a reunião de família pode ser tão formal e bem definida quanto você quiser – ou tão casual quanto você desejar. Alguém pode se encarregar de registrar as atas e vocês sempre podem se encontrar aos domingos depois do jantar na mesa da sala de jantar. Ou você pode encaixar uma reunião mais informal aleatoriamente no carro sempre que estiverem todos juntos. Mas o principal objetivo de uma reunião de família é reunir todos em um lugar e ao mesmo tempo para comunicar informações importantes. 

O que discutir

As preocupações logísticas são as mais fáceis de resolver e, geralmente, são práticas e benéficas. Certifique-se de que todos saibam quais atividades e eventos estão acontecendo no futuro próximo, além de saber quem precisará estar onde, quando e como eles chegarão lá.

Além da logística, pode ser necessário resolver um conflito atual ou uma atitude geral da família que você gostaria de mudar. Se tiver que abordar algo difícil que afeta a todos, vá direto ao ponto, resolva o problema e siga em frente.

Por exemplo, pode ser que você tenha notado um sentimento de falta de gratidão prevalecendo em sua cultura familiar. Diga algo breve sobre como todos estarão trabalhando para agradecer mais na próxima semana. E então, talvez, anuncie um incentivo para motivar todos a agradecer.

Uma reunião de família também é uma boa maneira de edificar as pessoas – tente elogiar tudo de bom que você viu as pessoas fazerem recentemente. Reconheça as pessoas pelo nome, apreciando o que elas fizeram especificamente. 

Benefícios

Espera-se que a reunião de família não apenas coloque todos na mesma página, mas também que também traga alguns benefícios adicionais, como:

  1. modelar a boa comunicação: esta é uma habilidade que seus filhos vão usar para sempre e em situações diferentes;
  2. permitir que todos tenham voz: ajuda a encorajar aqueles que não se manifestam regularmente;
  3. promover a unidade familiar: ter todos na mesma sala focados em um objetivo comum pode fazer maravilhas;
  4. tornar os momentos em família mais agradáveis: se a reunião ajudar todos a se sentirem conectados, essa atmosfera se espalhará para os outros momentos em que todos estiverem juntos, tornando cada experiência melhor ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF