Translate

sábado, 22 de janeiro de 2022

Entrevista com um monge: o deserto pode ser um lugar implacável

Shutterstock | Photonyx Images
Por Daniel R. Esparza

O mestre convidado da Abadia de Cristo no Deserto, Novo México, compartilha perspectivas beneditinas sobre hospitalidade, tentação e vida contemporânea.

São Bento de Núrsia é habitualmente considerado o pai do monaquismo ocidental, mas ele não foi o primeiro monge cristão. Esse título muitas vezes vai para Antão, o Grande. A vida cristã monástica e eremítica nasceu no deserto egípcio pelo menos dois séculos antes de Bento, por volta do ano 270. Enquanto Paulo de Tebas foi o primeiro a se aventurar no deserto, foi Antão quem o transformou em movimento. Aqueles que o seguiram logo formaram uma espécie de sociedade cristã – os famosos Padres do Deserto. Foi um desses padres, São Pacômio, quem organizou as primeiras comunidades monásticas cristãs sob a autoridade de uma figura conhecida como “abade” – palavra derivada do aramaico “abba”, pai.

Isso significa que a famosa Regra de São Bento não é a primeira regra monástica. No entanto, quando comparada com as de São Basílio ou Pacômio, a sua é certamente mais ampla. Organizada em 73 capítulos, é utilizada ininterruptamente pelos monges beneditinos desde o século VI.

Regra

Uma das passagens mais famosas da regra de Bento XVI é o capítulo 53. O texto é relativamente breve. Em poucas linhas, resume o princípio da lendária hospitalidade beneditina. Lê-se da seguinte forma:

Todos os hóspedes que chegarem ao mosteiro sejam recebidos como o Cristo, pois Ele próprio irá dizer: “Fui hóspede e me recebestes”.

As comunidades monásticas consideram a hospitalidade como o cerne de sua missão e identidade, especialmente se estiverem no deserto ou em outras áreas relativamente isoladas, onde os mosteiros são frequentemente encontrados – os viajantes que vagam por essas regiões particularmente remotas precisam de toda ajuda possível.

A caridade cristã obrigaria os monges a ajudar. Essa tradição ainda é preservada e honrada hoje. Entrevistamos o responsável pela hospitalidade da Abadia Beneditina de Cristo no Deserto (fundada em 1964 pelo Pe. Aelred Wall), para discutir brevemente hospitalidade, contemplação e vida.

Lugar

Chega-se a esse mosteiro depois de percorrer 5 km ao longo de uma estrada de terra e cascalho fora da Rota 84, no noroeste do Novo México. O mosteiro, projetado pelo famoso George Nakashima, é cercado por quilômetros de uma paisagem desértica protegida pelo governo, garantindo assim a solidão e a tranquilidade da vida monástica. Começamos nossa entrevista perguntando ao frei Crisóstomo sobre esta localização excepcional.

Thomas Merton disse que o Mosteiro de Cristo no Deserto é o melhor edifício monástico dos EUA. É impressionante como ele se encaixa na paisagem. Você pode dizer mais sobre por que isso é importante para a comunidade monástica?

Os moradores da cidade tentam permanecer conectados ao seu entorno por meio de construções, temas arquitetônicos e cores. Também desejamos seguir esta tradição de nos misturarmos com o nosso ambiente. Sentimos que ao fazê-lo não estamos apenas contribuindo para sua preservação, mas estamos valorizando o respeito pela natureza de que fala o Papa Francisco na Laudato Si’, sua segunda encíclica. A estruturas [do mosteiro] parece ter sido esculpida nas paredes do cânion.

A hospitalidade é um valor bíblico paradigmático. Alguns escritores espirituais explicam que a criação é o principal gesto hospitaleiro de Deus. Se não fosse por sua hospitalidade, Abraão nunca teria tido Isaac. Inúmeras referências bíblicas à hospitalidade (incluindo o nascimento de Jesus) deixam claro que esta é uma preocupação central abraâmica. Sendo o responsável pela hospitalidade de um mosteiro (no deserto, nada menos), como o senhor acha que a hospitalidade poderia ser trazida para a vida cotidiana de todos?

Acredito na mesma coisa que outros escritores espirituais mais instruídos expressaram sobre Deus: Ele é o grande provedor de hospitalidade. A criação foi feita para a sua Igreja. Para não teologizar demais como Deus é hospitaleiro com Sua criação, basta perceber que Ele sabe o que faz. Nós, sua criação, por outro lado, podemos nos beneficiar de lembretes sobre como participamos de Sua criatividade e Sua hospitalidade. Sim, dar abrigo aos pobres, roupas aos nus, comida aos famintos são aspectos importantes da hospitalidade. Jesus nos diz que quando fazemos isso pelo menor de nossos irmãos, fazemos por Ele. No entanto, a hospitalidade pode ser estendida às nossas atitudes abertas e amorosas para com as pessoas, nossa falta de pré-julgamento e nossa disposição de ouvir os outros. Esses também são atos de hospitalidade que não devemos ignorar.

A maioria das pessoas pode ter uma ideia quase romântica do deserto, como se tudo fosse silêncio e paz. Mas o nome do seu mosteiro (“o Mosteiro de Cristo no Deserto”) refere-se claramente ao fato de que o deserto é de fato o lugar onde se é tentado. O senhor poderia compartilhar seus pensamentos sobre isso?

O deserto é de fato romantizado. E, sim, Cristo foi compelido a ir ao deserto logo após ser batizado. Lá ele foi tentado por Sua fome (ele jejuou por 40 dias) e Sua mansidão (ele foi desafiado a provar a Si mesmo como Deus e foi oferecido domínio sobre centros de poder). Pessoalmente, achei o deserto um lugar lindo e implacável também. Lindos céus (dia e noite), o canyon, o rio, a flora e a fauna contribuem para esta paisagem inesquecível. Também pode ser inóspito para a vida às vezes. Pode ser perigoso. Pode ser muito frio e muito quente, às vezes no mesmo dia! O deserto, para mim, é um lugar que pode te tirar, não sem dor, da arrogância da autossuficiência. É também um lugar onde as distrações se dissipam e a simplicidade da vida emerge: Onde está a água? Onde está a comida? O que eu realmente preciso para sobreviver?

A vida contemporânea está repleta de conversas aparentemente intermináveis ​​– telefones celulares e laptops mantêm todos expostos incessantemente a praticamente tudo. Em um mundo em que reina a informação, a contemplação e o silêncio parecem contraculturais, até mesmo inúteis. O que pode nos dizer sobre isso?

Acredito que as distrações daquilo que desejamos perseguir ou focar sempre estiveram conosco. Em nosso mundo moderno, dependendo das escolhas do indivíduo, essas distrações aumentam em múltiplos, talvez até exponencialmente! Recentemente, refleti sobre Nossa Mãe Maria durante sua festa de 1º de janeiro. Ao longo das Escrituras, os escritores dos Evangelhos a descrevem como guardando coisas e ponderando os mistérios dessas coisas em seu coração: a Anunciação, água se transformando em vinho nas bodas de Caná, a visita dos Magos. Maria deve ter guardado muitas lembranças de seu filho notável, Jesus. Nós, como Maria, armazenamos memórias de como Deus trabalhou em nossas vidas ao longo dos anos, as quais podem vir à mente para nós no deserto. Podemos compor um florilegium (um livreto) que ganha vida quando temos tempo para ficar quietos e sentar em solidão e silêncio. Pode parecer inútil para alguns, mas eu digo, experimente! Você nunca sabe que frutos inesperados podem vir de um corajoso passo de fé.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF