Translate

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Igreja, casa com fundamento apostólico

Santa Missa no Santuário de Sastin, na Viagem Apostólica à
Eslováquia   (Vatican Media)

"A Igreja é apostólica porque está fundada na pregação e na oração dos apóstolos, na autoridade que lhes foi conferida pelo próprio Cristo."

Jackson Erpen - Cidade do Vaticano

Em nosso último programa, padre Gerson Schmidt* nos propôs a reflexão "Igreja, casa de harmonia", explicando o significado da expressão "católica". De fato, segundo o Catecismo da Igreja Católica, "a palavra «católico» significa «universal» no sentido de «segundo a totalidade» ou «segundo a integridade». A Igreja é católica num duplo sentido: é católica porque Cristo está presente nela: «onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja Católica». Nela subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça, o que implica que ela receba d'Ele a «plenitude dos meios de salvação» que Ele quis: confissão de fé reta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica. Neste sentido fundamental, a Igreja era católica no dia de Pentecostes e sê-lo-á sempre até ao dia da Parusia. ¹ "E é Católica, "porque Cristo a enviou em missão à universalidade do gênero humano".

Mas a Igreja, também é apostólica. Depois de Igreja, “casa de harmonia”, “Igreja, casa que acolhe a todos”. “Igreja, casa de comunhão”, o sacerdote gaúcho incardinado na Arquidiocese de Porto Alegre nos fala hoje sobre “Igreja, casa com fundamento apostólico”:

"Quando recitamos o credo, dizemos assim: Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. A Lumen Gentium, no número 08, apresenta esse fundamento apostólico da única Igreja fundada por Cristo, afirmando assim: “Esta é a única Igreja de Cristo, que no Credo confessamos ser una, santa, católica e apostólica (12); depois da ressurreição, o nosso Salvador entregou-a a Pedro para que a apascentasse (Jo 21,17), confiando também a ele e aos demais Apóstolos a sua difusão e governo (cfr. Mt 28,18 ss.), e erigindo-a para sempre em «coluna e fundamento da verdade» (I Tim 3,5).

Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como sociedade, é na Igreja católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em união com ele (13), que se encontra, embora, fora da sua comunidade, se encontrem muitos elementos de santificação e de verdade, os quais, por serem dons pertencentes à Igreja de Cristo, impelem para a unidade católica” (LG 08).

O Papa Francisco em seu primeiro livro “A Igreja da Misericórdia” reflete o adjetivo da Igreja ter esse fundamento “apostólico”. Escreve assim nosso Papa: “Professar que a Igreja é apostólica significa ressaltar o vínculo constitutivo que ela tem com os apóstolos, com aquele pequeno grupo dos doze homens que um dia Jesus convocou a si, chamando-os por nome, para que permanecessem com Ele para os enviar a pregar (cf. Mc 13, 13-19)”.  

A Igreja é apostólica porque está fundada na pregação e na oração dos apóstolos, na autoridade que lhes foi conferida pelo próprio Cristo. São Paulo na Carta aos Efésios, diz com firmeza: “Irmãos, já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal(angular). É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito” (Ef 2, 19-22).

A Igreja Católica, portanto, é um edifício, uma casa que tem por fundamento os apóstolos. Cristo é a pedra angular que confiou aos apóstolos a tarefa e a missão da Igreja do anuncio do Evangelho. A Igreja conserva ao longo dos séculos este tesouro inestimável que é a Sagrada Escritura, a doutrina, os Sacramentos, o ministério dos pastores, de tal modo que podemos ser fiéis a Cristo e participar na sua vida.

O Papa Francisco faz uma comparativa de uma água que brota da fonte: “é como um rio que corre na história, se desenvolve e irriga, mas a água que escorre é sempre aquela que brota da nascente, e a fonte é o próprio Cristo: Ele é o Ressuscitado, Ele é o Vivente e as suas palavras não passam, porque Ele mesmo não passa, Ele está vivo...”.

Catecismo da Igreja Católica, no número 857, afirma assim: “A Igreja é apostólica por ser fundada sobre os apóstolos, e isto em um tríplice sentido: 1.Ela foi e continua sendo construída sobre "o fundamento dos apóstolos" (Ef 2,20), testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo; 2. Ela conserva e transmite, com a ajuda do Espírito que ela habita, o ensinamento, o depósito precioso, as salutares palavras ouvidas da boca dos apóstolos; 3. Ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos apóstolos até a volta de Cristo, graças aos que a eles sucedem na missão pastoral: o colégio dos bispos, "assistido pelos presbíteros, em união com o sucessor de Pedro, pastor supremo da Igreja". 

A Igreja, enfim, é apostólica porque é enviada a anunciar o Evangelho ao mundo inteiro. Continua no caminho da história a mesma missão que Jesus confiou aos apóstolos: “Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28, 19-20)."

*Padre Gerson Schmidt foi ordenado em 2 de janeiro de 1993, em Estrela (RS). Além da Filosofia e Teologia, também é graduado em Jornalismo e é Mestre em Comunicação pela FAMECOS/PUCRS.

__________________________

¹ Catecismo da Igreja Católica, 830-831

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF