Translate

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Faça um tour aéreo pela Roma antiga, recriada digitalmente em detalhes espetaculares

Aleteia
Por J-P Mauro

Tecnologia oferece uma visão precisa de como era a Roma no tempo de Cristo.

Houve algumas belas recriações digitais de antigos locais romanos, mas o trabalho feito por History in 3D vai além. No final de 2021, os responsáveis pelo projeto lançaram este tour aéreo de 8 minutos, que resume o trabalho feito até agora. O projeto está longe de ser concluído, mas promete uma visão única e precisa da Roma Antiga. Esta é Roma como teria sido durante o tempo de Cristo.

A maior parte dessa ambiciosa recriação digital é produto de apenas dois projetistas: Danila Loginov e Sergey Bardyshev. Em seu site, eles observam que Danila fundou o projeto em 2011, para o qual atua como líder de equipe. O objetivo é criar a reconstrução 3D mais completa, precisa e detalhada da Roma antiga.

Em um material que apresenta o vídeo, o History in 3D observou que eles fizeram grandes avanços no projeto em 2021. Até agora, eles completaram cerca de 40% da Cidade Eterna. Os pontos turísticos incluem muitos dos locais romanos mais famosos, bem como representações precisas da infraestrutura e das áreas residenciais da cidade.

Tour

O tour começa no Coliseu, possivelmente o local mais famoso da Roma antiga, e se move sobre a paisagem para dar diferentes ângulos dos edifícios históricos. Em seguida, os espectadores têm uma boa visão do Templo de Vênus, da Basílica de Constantino, do Fórum Romano, da Basílica Ulpia, entre outros locais.

Uma das melhores partes de History in 3D é que eles acompanham cada vídeo com uma postagem que fornece um contexto histórico valioso sobre os locais. Uma olhada em seu post sobre as Termas de Caracalla é suficiente para reconhecer a dedicação ao projeto. Não só o edifício é brilhantemente recriado em cores, mas a atenção aos detalhes é espetacular. Onde o projeto realmente brilha, no entanto, é no uso perfeito da iluminação para dar aos edifícios digitais uma sensação autêntica.

Junto com a paisagem e a arquitetura, os responsáveis pelo projeto estão determinados a recriar também as pessoas. Em um post, a equipe utilizou esculturas e retratos dos primeiros 12 Césares romanos. Os rostos recriados são impressionantes.

Há mais história a ser explorada em History in 3D do que pode ser visto em apenas um dia. Há imagens precisas de uma das civilizações mais influentes que o mundo já conheceu.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

2 comentários:

  1. Muito bom e importante esse projeto, Benjamim!

    A téxnologia sempre avançando cada vez mais, isso é muito importante para o mundo, concorda Benjamim?

    ResponderExcluir

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF