Translate

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

O Papa: se não fossem feitas armas por um ano, a fome no mundo acabaria

Mísseis usados ​​na guerra  (©oneinchpunch - stock.adobe.com)

Encontrando uma delegação do Seminário Rabínico Latino-Americano, Francisco reiterou sua denúncia contra a indústria de armas e lembrou que novas armas estão sendo testadas na Ucrânia às custas das pessoas que morrem. Ele então afirma que na Bíblia, a justiça é adorar a Deus e servir ao próximo.

Benedetta Capelli – Vatican News

Há uma referência à atualidade no discurso improvisado do Papa Francisco em espanhol a uma delegação do Seminário Rabínico Latino-Americano, proveniente da Argentina e recebida, no Vaticano, na sexta-feira, 2 de dezembro. Em suas palavras, a dor pela guerra na Ucrânia.

Esta guerra me faz sofrer. Irmãos contra irmãos, mas não só isso. Pensar que em um século houve três guerras mundiais: 39-45, 14-18 e esta. Pensar que se não fossem feitas armas por um ano, a fome no mundo acabaria, pois acredito que seja a maior indústria. Pensar que uma guerra se trava quando um império se sente fraco, então mata para se sentir forte e usar as armas que devem vender ou doar para fazer novas. Dói-me ver aqueles drones sendo experimentados, sobrevoando a Ucrânia. São armas novas que estão testando, às custas das pessoas que morrem.

Exemplo de fraternidade

A pergunta que o bispo de Roma se faz sobre a mansidão do ser humano encontra resposta em Jeremias. O convite a trabalhar como irmãos é forte.

Contra uma cultura da crueldade, do homem lobo para o homem, trabalhamos a partir da nossa fé, com estes livros sagrados comuns e dando o exemplo de fraternidade.

Adorar, servir e ajudar

O Papa também se detém naqueles que, refletindo sobre suas palavras, o julgam "comunista" porque "fala de coisas sociais" em vez de falar de Deus. Em vez disso, ele enfatiza que "a justiça do coração" está presente na Bíblia, "está sempre com Deus e com o próximo". Portanto, se adora e se serve, se adora e se ajuda.

Quem só ajuda e não adora é um bom ateu, nada mais. Quem adora e não ajuda é um cínico, um mentiroso. As duas coisas caminham juntas. Devemos lutar por isso, para que a nossa fé se torne obras e as nossas obras nos conduzam à fé. É um círculo.

Formar novos líderes sociais

A delegação do Seminário Rabínico Latino-Americano "Marshall T. Meyer", por ocasião da audiência, apresentou ao Papa uma proposta de mudança social através da formação de líderes, a partir de uma perspectiva espiritual comum. Uma meta a ser alcançada em união com a Santa Sé e através de centros educacionais, centros de espiritualidade e movimentos juvenis. Em entrevista ao Vatican News, o rabino argentino Ariel Stofenmacher, reitor do Seminário Rabínico Latino-Americano, sublinhou que "a proposta tem a ver com a compreensão das necessidades deste mundo e com a visão do Papa sobre essas necessidades, em termos de atenção aos pobres e defesa do meio ambiente”. Daí a exigência de nos tornarmos “agentes de mudança através da educação” para enfrentar com decisão “os flagelos da sociedade como a discriminação, a pobreza, a falta de trabalho e a violência de gênero”.

O Seminário Rabínico Latino-Americano é o principal centro de espiritualidade e formação judaica na América Latina. Foi fundado em 1962 na cidade de Buenos Aires pelo rabino Marshall T. Meyer e tem sedes em Montevidéu e Santiago do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF