Translate

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Egito: jovens católicos seguem os caminhos de São Tomás de Aquino

Guadium Press
Os jovens da Família de São Tomás querem dar testemunho da glória de Cristo e não buscam sucesso em si e para si.

Minya – Egito (26/11/2020, 11:15, Gaudium Press) A organização religiosa “Família de São Tomás” nasceu em 2019 da iniciativa de um grupo de jovens que frequentavam a catedral copta católica de Minya, no Egito.

Os jovens egípcios da “Família de São Tomás de Aquino” afirmam que a entidade adotou o nome do “Doutor Angélico” movidos exatamente pelo intuito preciso de manifestar sua devoção ao grande Santo dominicano, referência e expoente teológico no horizonte da Igreja Católica e em todo o mundo.

A Família de São Tomás não busca o sucesso da Igreja Católica em si e para si: querem dar testemunho da glória de Cristo

Os jovens procuram trilhar pelos caminhos de um singular “retorno às fontes”. Eles estão dando seus primeiros passos na pesquisa científica e acadêmica, com o objetivo primordial de conhecer e difundir os ensinamentos e a doutrina da Igreja Católica
Os jovens da Família de São Tomás afirmam que sua intenção “não é buscar o sucesso da Igreja Católica em si e para si, mas dar testemunho da glória de Cristo”.
Dentro deste horizonte, oferecem a todos, como contribuição específica, uma série variada de iniciativas voltadas a promover a redescoberta, o estudo e a difusão da doutrina, da teologia e da espiritualidade católicas em suas características essenciais.

Os jovens da Família de São Tomás querem dar testemunho da glória de Cristo e não buscam sucesso em si e para si.
Guadium Press

Importante reconhecimento pelos méritos de suas iniciativas

A Família de Santo Tomás de Aquino recebeu um importante reconhecimento pelos méritos de suas iniciativas durante a primeira Conferência sobre educação cristã, organizada em meados de novembro pelo Setor de comunicação católica do Egito e pelo Centro cultural franciscano no Convento franciscano localizado no bairro de Mokattam, no Cairo.

Organização, encargos, funções e assistência pastoral da Família de São Tomás

A atividade da “Família” é promovida por um responsável/secretário, assistido por um pequeno conselho de cinco pessoas. Todos os encargos e papéis são exercidos rotativamente pelos membros da Família, que também fazem uso do acompanhamento de um assistente pastoral, papel atualmente exercido pelo padre Saïd Luca.

Nos primeiros anos de atividade foi principalmente o padre Malek Sami, então pároco da Catedral de Minya, quem apoiou a iniciativa.

Primeiros passos na área da pesquisa científica e acadêmica

Os jovens da Família de São Tomás de Aquino estão dando seus primeiros passos no campo da pesquisa científica e acadêmica, com o objetivo de difundir os ensinamentos e a doutrina da Igreja católica através da divulgação de opúsculos – até agora foram publicados 45.

Eles animam conferências e encontros em paróquias de todo o país, encenam apresentações teatrais de textos cristãos e animam verdadeiros “Acampamentos escolares apostólicos” organizados no verão nos vilarejos da província egípcia de Minya.

A pandemia e surgimento do uso de vídeos e a utilização das redes sociais

No último ano, devido à suspensão de muitas iniciativas por causa da pandemia, a “Família” concentrou-se em utilizar as redes sociais para transmitir vídeos curtos com o conteúdo produzido pelo padre franciscano norte americano Frei Casey Cole. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Fides)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF