Translate

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

As escolas católicas devem abraçar a fé e não a arriscar, recorda Bispo

Foto referencial. Crédito: Unsplash

SAN FRANCISCO, 19 nov. 20 / 02:16 pm (ACI).- O novo presidente do comitê de educação da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom Thomas Daly, afirmou que as escolas católicas devem abraçar a fé, defendê-la e anunciá-la, e não a arriscar por agendas contrárias aos valores fundamentais.

Em uma sociedade cada vez mais secular, em que às vezes a vida das pessoas parece não ter sentido, “nossas escolas nos lembram do amor de Cristo, da dignidade da pessoa humana que está além da mentalidade do momento presente ou a última moda educacional ”, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, o também bispo de Spokane, em 17 de novembro.

O comitê agora presidido por Dom Daly fornece um guia para a missão educacional das escolas católicas de ensino fundamental e médio, assim como das universidades e atendimento nos Campi nos Estados Unidos.

Dom Daly, eleito para o cargo durante a atual assembleia plenária dos bispos dos Estados Unidos, serviu antes de ser bispo e por 19 anos como professor e presidente da Marin Catholic High School, perto de San Francisco.

A “primeira missão” de qualquer escola católica deve ser a salvação das almas, mas muitas vezes essas escolas se concentram exclusivamente no acadêmico, o que prejudica sua missão católica, explicou o Prelado.

Uma escola católica deve ser academicamente excelente, sempre cuidando da razão de sua existência que é o de fortalecer a fé, disse.

Em vez de simplesmente funcionar como uma escola particular com "algum sabor religioso", uma escola católica deve encorajar e orientar seus alunos a "buscar o Senhor com um coração sincero".

“Não precisamos de mais 'escolas particulares'. Precisamos de escolas católicas para ensinar e anunciar o Evangelho com a aplicação do rigor acadêmico”, continuou.

Depois de destacar o exemplo de uma escola onde o diretor é um homem de fé e da qual estão surgindo várias vocações, o Prelado explicou que um dos desafios atuais é a pandemia do coronavírus que causou o fechamento de cerca de 140 escolas católicas no país.

Dom Daly também indicou que a educação católica é importante, pois era há dois séculos "quando a Igreja e nossa missão eram atacadas".

A razão para isso é em parte que atualmente as leis de vários estados nas escolas públicas os orientam para uma educação que não considera os valores católicos.

Por exemplo, disse o Bispo de Spokane, na última eleição de 3 de novembro, os eleitores de Washington aprovaram uma medida que exigirá "educação sexual integral" nas escolas públicas, algo que "mina as crenças essenciais de nossa fé" ao ignorar os laços com a reta sexualidade humana e não tratar estes temas no contexto do matrimônio.

O Bispo serviu como sacerdote e educador em San Francisco, uma cidade bastante secular e liberal hoje, o que lhe permitiu observar em primeira mão a indiferença e depois a hostilidade à mensagem da Igreja.

Dom Daly explicou que a educação católica não pode ter uma dicotomia entre "justiça social" e "piedade". Como exemplo, falou sobre a vida e o serviço de Santa Teresa de Calcutá que se dedicou a servir os demais.

Em sua opinião, as escolas católicas devem ser locais de aprendizagem onde se aprendem diferentes pontos de vista e ideias, respeitando a liberdade religiosa, mas sem comprometer as crenças católicas.

“Hoje, muitas instituições de ensino superior e de educação católica comprometeram a sua missão e isso não vai ser efetivo”, afirmou o Bispo.

"Educação com humildade leva à sabedoria, sem humildade leva à arrogância."

Em fevereiro de 2020, Gonzaga University (GU), um centro católico jesuíta na Diocese de Spokane, anunciou a criação de um escritório jurídico que se concentra principalmente na defesa da agenda LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

"Enquanto a tradição católica defende a dignidade de cada ser humano, a clínica de direitos LGBT pode levar a Faculdade de Direito da UG a entrar em conflito com a liberdade religiosa de indivíduos e organizações cristãs", disse Dom Daly à CNA naquela ocasião.

O Bispo de Spokane explicou que escreveu ao reitor da universidade em fevereiro, pedindo-lhe que falasse com ele sobre o escritório, mas nunca recebeu resposta, provavelmente devido à situação que surgiu diante da pandemia do coronavírus.

Publicado originalmente em CNA.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF