Translate

sábado, 28 de novembro de 2020

Bênção Urbi et Orbi do Papa Francisco nesta sexta é fake news

Handout / VATICAN MEDIA / AFP

É possível que a notícia falsa tenha começado por confusão com a histórica bênção da sexta-feira 27 de março.

Bênção Urbi et Orbi do Papa Francisco nesta sexta é fake news que tem sido espalhada nas redes sociais ao longo dos últimos dias. Segundo a informação falsa, o Papa daria a bênção com o Santíssimo Sacramento na Praça de São Pedro completamente vazia, às 18h desta sexta, 27 de novembro, com possibilidade de indulgência plenária.

A corrente também afirma que, nesta bênção, “o Papa terá força espiritual para acabar com tudo isso“, em referência à pandemia de covid-19. O texto ainda pede que as pessoas compartilhem a suposta notícia ao máximo, “antes que seja tarde demais“.

Na realidade, porém, não foi anunciada nenhuma bênção Urbi et Orbi para a data de hoje.

Bênção Urbi et Orbi do Papa Francisco em 27 de março

É possível que a notícia falsa tenha começado por simples confusão com a data, já que também caiu numa sexta-feira 27, só que no mês de março, a histórica bênção Urbi et Orbi que Franciso de fato concedeu na Praça de São Pedro durante a dramática primeira onda de contágios e mortes por covid-19.

A bênção Urbi et Orbi costuma ser dada somente em três ocasiões: na eleição de um novo Papa, no dia de Natal e no domingo de Páscoa. A bênção de março foi extraordinária e teve profunda repercussão no mundo inteiro. Na Praça, estava exposto o ícone mariano da Salus Populi Romani, que representa Nossa Senhora como intercessora pela salvação do povo romano, e o Crucifixo de São Marcelo, considerado milagroso pela tradição popular.

O Vaticano já chegou a pedir formalmente aos fiéis, em dezembro de 2015, que sejam prudentes ao compartilharem textos ou notícias que envolvam o Papa, checando antes a veracidade das informações junto a agências católicas de notícias e, em especial, no portal oficial Vatican News.

Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF