Translate

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Advento: 8 formas para viver bem este tempo litúrgico

Imagem referencial. Crédito: Unsplash

REDAÇÃO CENTRAL, 26 nov. 20 / 05:00 am (ACI).- Faltando pouco tempo para celebrar o Natal, com as decorações e a compra de presentes, pode ser difícil, especialmente com as crianças, manter o Advento como um tempo sagrado de preparação, e é possível que, quando chegue o dia litúrgico do Natal, já estejamos esgotados por causa do barulho, das luzes e do materialismo da cultura moderna.

Como acalmar o coração e centrá-lo no verdadeiro significado deste tempo litúrgico, sem renunciar à alegria da autêntica preparação? Este é um momento de expectativa que deveria ser sagrado e festivo. Isso é possível?

Apresentamos algumas ideias simples para viver bem o Advento em família.

1. Ter as coisas com antecedência

Tentar fazer a compra de presentes antes do início do Advento, retirando da casa os folhetos de propaganda e referências a brinquedos, lista de desejos ou compras, para focar na preparação espiritual.

2. Boa música

Encher a casa e o carro com música específica de Advento que possa equilibrar as melodias natalinas que enchem as lojas e as rádios. Este tipo de música, que enche a alma e acalma o coração, também poderia ser um presente perfeito para um professor católico.

3. Montar o presépio

Colocar uma manjedoura vazia junto com um recipiente cheio de pedaços de palha ou fios amarelos. Cada vez que alguém da família fizer uma obra de caridade ou um sacrifício, deve colocar uma palha ou fio na manjedoura. Quando chegar o Natal, Jesus terá uma cama macia cheia de palha ou fio que representam ações feitas com amor.

No Natal, o primeiro presente que deve ser aberto é a imagem do Menino Jesus, e o membro mais novo da família pode colocá-la no lugar que prepararam juntos.

4. A coroa do Advento

Comece o tempo litúrgico abençoando a coroa de Advento em alguma paróquia ou colégio, organizando a celebração ou em família com a seguinte oração:

Senhor Deus,
Abençoe com seu poder nossa Coroa de Advento para que, ao acendê-la,
desperte em nós o desejo de esperar a vinda de Cristo
praticando as boas ações, e para que assim,
quando Ele chegar, sejamos admitidos no Reino dos Céus.
Pedimos isso por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

5. Leitura do Evangelho

Leia as leituras diárias ou o Evangelho no jantar. Demonstre como as leituras nos levam ao nascimento de Cristo com temas de conversão, vigilância e preparação, e assinale como a terceira semana, começando no domingo de Gaudete, nos lembra da alegria enquanto acendemos a vela rosa.

6. Calendário do Advento

Esta atividade trata-se de que as crianças façam um calendário de Advento onde marquem os dias do Advento e escrevam os propósitos que querem cumprir. Podem desenhar na cartolina o dia do Natal com a cena do nascimento de Jesus. As crianças revisarão os propósitos todos os dias para ir preparando seu coração para o Natal.

7. A árvore de Natal

Já tem sua árvore montada? Algumas famílias esperam até o domingo Gaudete ou inclusive mais tarde para colocar as decorações natalinas.

Em vez disso, pode fazer algumas tradições divertidas com as crianças para decorar a casa, como a “Árvore de Jessé”, tradição na qual cada dia do Advento (ou apenas nos quatro domingos) se pendura um enfeite especial na árvore de Natal que represente uma história da bíblia, ensinando sobre o Antigo Testamento e como este conduziu ao nascimento de Cristo.

8. Pouco, mas contínuo

Os pais experientes recomendariam não querer fazer muitas tradições. Escolha algumas que funcionem bem para a sua família e seja fiel a elas. O fundamental é a consistência, a simplicidade e não sentir que fracassou caso não consiga fazer tudo.

Lembre-se: As crianças vão valorizar, acima de tudo, o tempo juntos e continuarão fazendo as tradições que foram mais importantes para a sua família até a idade adulta.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF