Translate

domingo, 29 de novembro de 2020

MISSIO AD GENTES

Caminho Neocatecumenal

Em 2006, Bento XVI inaugurou esta nova forma de evangelização enviando as primeiras sete missio ad gentes. Cada uma delas está constituída por um presbítero, acompanhado de quatro ou cinco famílias com vários filhos. A pedido do bispo, a família recebe o mandato de evangelizar zonas descristianizadas ou pagãs, com a missão de fazer presente uma comunidade cristã na qual “sejam perfeitamente um para que o mundo creia”.

João Paulo II, no VI Simpósio dos Bispos Europeus de 1985, indicou que para responder a secularização da Europa era necessário voltar ao primeiro modelo apostólico.

Assim, estas missio ad gentes, à imitação das domus ecclesiae, reúnem-se nas casas em meio aos não batizados e afastados.

Doze anos depois do primeiro envio, o resultado é que muitos afastados e pagãos que nunca entraram em uma igreja se inserem a estas comunidades cristãs e iniciam um itinerário de conversão ou voltam a se aproximar da fé.

Estas comunidades – que não partem de um átrio sagrado, mas que vivem no meio do mundo – constituem um verdadeiro “pátio de gentios onde os homens podem aproximar-se de Deus sem conhecê-lo”, como precisou Bento XVI no discurso à Cúria Romana no ano de 2009.

Um elemento extraordinário desta experiência são os frutos de comunhão e unidade que se dão dentro da própria família, entre pais e filhos.

Em 18 de março de 2016, o Papa Francisco enviou 250 famílias formando 50 novas missio ad gentes para os cinco continentes. Durante este encontro, o próprio Francisco explicou no que consiste esta modalidade missionária: “as missio ad gentes se constituem a pedido dos bispos das dioceses, às quais são destinadas e estão formadas por quatro ou cinco famílias – a maioria delas com mais de quatro filhos,- um presbítero, um jovem e duas irmãs. Todos eles formam uma comunidade que tem a missão de dar os sinais da fé que atraiam aos homens à beleza do Evangelho”, indicou.

O Papa Bento XVI, de 2006 a 2012, enviou 58 missio ad gentes e o Papa Francisco enviou 128.

Em 5 de maio de 2018, no primeiro encontro internacional com motivo do 50º aniversário de nascimento da primeira comunidade do Caminho em Roma, celebrado em Tor Vergata, o Papa Francisco enviou 34 novas missio ad gentes.

O número de famílias do Caminho que estão em missão para a nova evangelização é de 1.668, com aproximadamente 6.000 filhos, em 108 países dos cinco continentes, incluindo as 216 missio ad gentes em 62 nações.

https://neocatechumenaleiter.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF