Translate

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Arquidiocese recorda Primeira Missa da Capital Federal dia 03 de maio

Primeira Missa celebra em Brasília, presidida pelo cardeal de São Paulo na época /
 Foto: Arquivo público / Arquidiocese de Brasília

Com uma Celebração Eucarística, a Arquidiocese de Brasília, recordará na próximo segunda-feira, 3 de maio, a primeira Missa celebrada na Capital Federal. A celebração terá início às 10h00 na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

A Missa será presidida por Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília.

A seguir, às 11h00, na praça do Cruzeiro, local da primeira missa no DF, Dom Paulo Cezar dará uma benção especial no espaço que foi revitalizado.

Um marco histórico

A primeira Missa do Distrito Federal foi celebrada em 1957 e presidida pelo, na época, arcebispo de São Paulo, cardeal Carlos Camelo de Vasconcelos Motta. A cerimônia ocorreu na Praça do Cruzeiro, marcando o início da construção de Brasília.

“Hoje é o dia de Santa Cruz. Dia em que Brasília, ontem apenas uma esperança e hoje entre todas a mais nova das filhas do Brasil, começa a erguer-se, integrada no espírito cristão, causa, princípio fundamento da nossa unidade nacional; dia em que Brasília se torna autenticamente brasileira. Porque desde as suas origens o Brasil existe com a presença de Cristo. Este é o dia do batismo do Brasil novo. É o dia da esperança, o dia da ressurreição da esperança. É o dia da cidade que nasce. Plantamos, com o Sacrifício da Santa Missa, uma semente espiritual neste sítio que é o coração da Pátria. Seja-me permitido formular uma ardente súplica, neste momento: que Nossa Senhora da Aparecida, a Padroeira do Brasil e Madrinha de Brasília, vele por esta cidade que surge, resguarde os que a vierem habitar, volva os olhos benignos para os homens públicos que daqui deverão dirigir esta Nação, a fim de que eles honrem os nossos maiores e sirvam condignamente as gerações futuras. Que Brasília se modele na conformidade dos altos desígnios do Eterno; que a Providência faça desta nossa terrestre um reflexo da cidade de Deus; que ela cresça sob o signo da Caridade, da Justiça e da Fé”. (Juscelino Kubitschek)

Foi também nesta primeira Missa que a Capital Federal recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, preservada até então na Catedral. A cruz de madeira usada na Celebração também está exposta na Catedral.

Desde 2008, a Arquidiocese de Brasília relembra  este fato histórico com uma Missa na Praça do Cruzeiro, ponto mais alto do Planalto Central. Mas em 2014, a realização desta solenidade foi transferida para a Catedral Metropolitana de Brasília.

Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF