Translate

domingo, 27 de junho de 2021

CAMINHO NEOCATECUMENAL: FAMÍLIAS EM MISSÃO

Família em missão | Zenit

FAMÍLIAS EM MISSÃO

Em 1985, Kiko, Carmen e Padre Mario apresentaram a São João PauloII um projeto – acolhido com enorme entusiasmo por sua parte – para reevangelizar o norte da Europa com o envio de famílias missionárias acompanhadas de um presbítero. Em 1986, o Papa enviou as primeiras três famílias: uma ao norte da Finlândia, outra a Hamburgo (Alemanha) e a terceira a Estrasburgo (França). Em 1987, foram enviadas as primeiras três famílias aos chamados “pueblos jóvenes” da América Latina.

Em 30 de dezembro de 1988, João Paulo II chegou de helicóptero ao Centro Internacional do Caminho Neocatecumenal em Porto San Giorgio para enviar 72 famílias por todo o mundo. “Igreja Santa de Deus, tu não podes fazer tua missão, não podes cumprir tua missão no mundo, se não é através da família e de sua missão”. “A Sagrada Família não é outra coisa que isto: a humana família em missão divina. Família em missão, trindade em missão. Deveis ajudar a família, deveis protegê-la contra toda destruição”, disse São João Paulo II, naquele dia.

Desde então, quase 1800 famílias foram enviadas pelos últimos Pontífices aos cinco continentes para evangelizar com seu testemunho de vida cristã, à imagem da Sagrada Família de Nazaré e através de diversas tarefas missionárias.

São famílias que, depois de anos neste itinerário de formação pós batismal, muitas reconstruídas, se sentem agradecidas à obra de salvação que Deus fez com elas. Estas famílias, a maioria com vários filhos, se oferecem para ir em missão, deixando a comodidade de seus lugares de origem. Partem em missão para onde os bispos veem necessidade de testemunho de uma família cristã, vivendo e se enraizando nas igrejas locais, realizando diversas tarefas evangelizadoras e participando da implantação de novas comunidades cristãs.

Os Estatutos do Caminho indicam que a realização do Caminho Neocatecumenal pode ser ajudada por famílias em missão que, a pedido dos bispos, se estabelecem em zonas descristianizadas ou onde seja necessária uma “implantatio ecclesiae” (Art. 33 [Famílias em missão], Estatutos do Caminho Neocatecumenal, 11 de maio de 2008).

Fonte: https://neocatechumenaleiter.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF