Translate

sexta-feira, 25 de junho de 2021

CAMINHO NEOCATECUMENAL: COMUNIDADES EM MISSÃO

Papa Bento XVI e Kiko Argüello | neocatechumenaleiter

COMUNIDADES EM MISSÃO

No Encontro com Bento XVI na Basílica de São Pedro em 10 de janeiro de 2009, por ocasião dos 40 anos do nascimento da primeira comunidade neocatecumenal em Roma, foram enviadas pelo Santo Padre as primeiras 15 comunidades às periferias de Roma.

Estas comunidades estavam dispostas a deixar sua paróquia – nas quais já haviam terminado o itinerário neocatecumenal – para ir em missão a zonas difíceis da periferia sob o convite dos párocos. Áreas degradadas, com muita violência, droga, famílias destruídas, imigrantes recém chegados….

Kiko, apresentando esta nova missão, ressaltou que “o Caminho se termina anunciando o Evangelho pelo mundo”. “Uma das maiores novidades é que toda a comunidade vai em missão. Não vão alguns irmãos, vai toda a comunidade. É uma graça grandiosa e algo maravilhoso que Deus os mande a esta missão. É fantástico poder partir, que o Senhor te dê uma missão; morrer na missão, envelhecer na missão”.

Precisamente, o Papa Francisco em sua encíclica Evangelii gaudium fala de uma igreja “em saída” e expressa a necessidade de evangelizar as periferias territoriais e existenciais”.

Também a diocese de Madri, onde nasceu no Caminho e está presente em 45 paróquias com 221 comunidades, conta com esta experiência. Em 2011, o então arcebispo de Madri, o Cardeal Rouco Varela, enviou as primeiras 10 comunidades em missão.

O atual arcebispo da capital da Espanha, cardeal Carlos Osoro Sierra, em um encontro em 22 de março de 2015, enviou oito novas comunidades. Em Madri, há um total de 18 communitates in missionem.

Em 5 de maio de 2018, o Papa Francisco, por ocasião do 50º aniversário do nascimento da primeira comunidade do Caminho em Roma, em um grande encontro em Tor Vergata enviou 25 comunidades em missão a diversas paróquias de Roma para sustentar e fortalece a vida cristã das comunidades paroquiais menos favorecidas.

Hoje, neste “ide” de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e todos somos chamados a esta nova “saída” missionária. Cada cristão e cada comunidade discernirá qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar este chamado: sair da própria comodidade e se atrever a chegar a todas as periferias que necessitam da luz do Evangelho.

Fonte: https://neocatechumenaleiter.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF