Translate

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Uma forma simples de alcançar a paz e superar a ansiedade

maxpetrov | Shutterstock
Por Philip Kosloski

O primeiro passo é definir corretamente as prioridades da sua vida.

Muita gente sofre de ansiedade em algum nível, e muitas vezes pode ser difícil de superá-la. Ficamos preocupados com muitas coisas e nossas almas se sentem oprimidas. Tudo o que desejamos é uma paz duradoura.

Uma maneira simples de alcançar essa paz é definir bem suas prioridades.

O Venerável Fulton Sheen compartilha em seu livro Peace of Soul uma chave central para encontrar o estado de espírito que acalma a mente e o corpo. Diz ele:

“Vencer a ansiedade não significa eliminar nossos desejos, mas, sim, hierarquizá-los.”

Sheen explica, então, como isso deve ser feito. Ele faz uma comparação com um pirâmide de valores:

“Esta pirâmide de valores coloca as coisas no fundo – e as coisas incluem tudo o que existe de material no universo, desde uma estrela que inspira um poeta até o trigo usado para o pão do padeiro. Acima das coisas vêm os humanos, e no topo da pirâmide está Deus. Um homem religioso ordena sua vida pelo padrão da pirâmide. Ele supera a ansiedade tornando todas as coisas materiais sujeitas ao ser humano, disciplinando o corpo até que esteja sujeito ao espírito e submetendo toda a personalidade a Deus”.

Ansiedade = excesso de preocupações

Na maioria das vezes, sentimos ansiedade quando temos muitas preocupações e, às vezes, nos preocupamos com as menores coisas da vida.

No entanto, quando reordenamos nossos desejos e prioridades, podemos ver o quadro maior e reconhecer como somos amados por Deus. Reconhecemos que Deus é generoso com aqueles que o amam e proverá todas as necessidades de que precisarmos, assim como disse aos seus apóstolos:

“Portanto, eis que vos digo: não vos preo­cupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? 26.Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas(Mt 6,25-26).

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF