Translate

domingo, 20 de junho de 2021

Suprema Corte dos EUA decide a favor de organização católica

Bandeira americana. Crédito: Bonnie Kittle (Unsplash)

FILADELFIA, 18 jun. 21 / 10:28 am (ACI).- A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta quinta-feira, em favor do Catholic Social Service (CSS, Serviço Social Católico na sigla em inglês) no processo contra a cidade de Filadélfia. O tribunal decidiu, por unanimidade, que a cidade violou o livre exercício da religião da organização.

O CSS se orienta pelos ensinamentos da Igreja Católica sobre o matrimônio e a família, que não certifica casais que não estejam casados, independentemente da sua orientação sexual.

O governo da Filadélfia, capital do estado da Pensilvânia, considerou que a política do CSS violava o decreto que proíbe a discriminação a homossexuais e decidiu não trabalhar mais em parceria com o grupo.

Duas mães adotivas, que trabalhavam para a agência, Sharonell Fulton e Toni Simms-Busch, processaram a cidade de Filadélfia pela decisão. Elas argumentaram que, ao rescindir os contratos, a cidade violou o direito à liberdade religiosa protegido pela primeira emenda à Constituição americana. O caso ficou conhecido como Fulton vs. Cidade da Filadélfia

John Roberts, presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, expressou a opinião unânime dos magistrados: “O CSS busca apenas uma acomodação que lhe permita continuar servindo as crianças da Filadélfia de maneira coerente com suas crenças religiosas. Não pretende impor essas crenças a mais ninguém”.

Segundo Becket, escritório de advogados que representa mães adotivas e representou o CSS neste caso, outras 29 agências de acolhimento na Filadélfia trabalham com homossexuais. O escritório também disse o CSS não recusou efetivamente nenhuma união do mesmo sexo até a rescisão dos contratos com a cidade de Filadélfia.

Os juízes Stephen Breyer, Sonia Sotomayor, Elena Kagan, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett acompanharam o juiz John Roberts no parecer majoritário. Os demais juízes apresentaram opiniões separadas mas concordaram com a decisão.

A agência de notícias CNA solicitou uma tomada de posição do porta-voz da cidade de Filadélfia, mas não recebeu resposta.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF