Translate

sábado, 19 de junho de 2021

Cooperativismo jesuítico-guarani, uma semente de fraternidade (Parte 2/3)

Caminho das Missões, em Jesus PY.
Foto: José Roberto de Oliveira

Cooperativismo jesuítico-guarani

"Um processo de cooperação é extremamente importante para o mundo novo que nós sonhamos, para esse mundo mais igualitário, mais fraternal". A cooperação deve ser o fundamento do nosso mundo cristão, porque é um jeito de romper os individualismos que existem dentro de cada um de nós, afirma o pesquisador das Missões jesuítico-guaranis, uma "utopia" que existiu na América do Sul nos séculos XVII e XVIII.

Jackson Erpen – Cidade do Vaticano

O que poderia nos levar a pensar que não haveria então um salário, uma remuneração por um trabalho, mas todos trabalhariam de uma forma comum e aquilo que fosse vendido, ou não sei se havia um sistema de troca também seria para o sustento da comunidade, é isso?

Perfeitamente, exatamente isso. E aí vem a tua segunda pergunta. Como era o mundo, afinal de contas, como é que isso conseguiu subsistir ou existir naquele período. A êssencia do mundo guarani é uma essência de união dentro de suas aldeias. As aldeias funcionam em um modelo extremamente coletivo, os guaranis têm como essência a colaboração, a ajuda mútua entre os seus seres. Por exemplo, aqueles que são caçadores, outros são pescadores, os outros são produtores, agricultores. Claro, é uma agricultura de pequeno porte, digamos, no mundo nativo, mas que todos trabalham para que o conjunto todo funcione. Por exemplo, ainda hoje nas aldeias. Por exemplo, se alguém vai pescar e pega muitos peixes, ou o que ele consegue pegar de peixe, ele volta e divide entre as famílias da sua aldeia, isso ainda hoje. Por quê? Porque eles não têm essa ideia do guardar, de que eu tenho que ficar guardando muita coisa para depois, ou essa ideia nossa bem eurocêntrica de que temos que poupar, e ter, digamos, o nosso bem, essa coisa do dinheiro. Então no mundo nativo, daquele período dos anos 1600, isso estava muito presente dentro do processo. Então como isso tudo pode funcionar do jeito que funcionou? 

“Os guaranis entraram com toda essa ideia da cooperação, da colaboração, da ajuda mútua, enquanto que os jesuítas trouxeram a ideia daquilo que estava na Europa naquele período, porque nunca podemos esquecer quem eram esses jesuítas que chegaram aqui.”

Vamos pegar um exemplo:  o Antônio Sepp von Rechegg. Quem é esse jesuíta? Ele é um príncipe, na verdade, ele é o filho do rei do Condado de  Kaltern, onde era a Áustria. Então esse jesuíta, foi menino cantor de Viena, o pai dele era um industrial dessa região aí da Europa, era um produtor de fundidos, conhecia tudo sobre fundição, sobre produção de instrumentos musicais, ele foi um Menino Cantor de Viena, aí na Áustria. Então ele foi um grande maestro, um grande conhecedor de todos os processos que Europa trazia para aquele tempo de 1680-70-90, que é o período que ele chega aqui. Então ele traz todo aquele conhecimento das principais universidades europeias para cá, e traz um processo obviamente de industrialização, de musicalidade, de produção de instrumentos, de fundição, tanto que aqui em São João Batista, que é a Redução que ele fundou, é a primeira fundição de aço da América. Então veja, como pode então, porque isso é muito importante essa tua pergunta, como pode então um mundo do neolítico em pouquíssimo tempo se transformar em que tinha de melhor no barroco e na produção europeia daquele período, através de um processo de compreensão, de união, de integração e da palavra completa de “cooperação”, que é isso, que é a ideia central do que hoje nós estamos levantando, que o cooperativismo inicia lá naquele período, nessa união entre o mundo muito coaborativo dos guaranis – que milenarmente o faziam - com esse mundo novo que chega da Europa, através dos jesuítas, e que por um milagre ocorre esse processo de união entre essas duas culturas e que conseguiu durante 159 anos, se manter muito forte, muito ativo, exportativo, um estado de produção muito importante.

Uma outra coisa importante, que a gente normalmente não diz, é sempre importante pensar, que por exemplo, quando ocorreu a finalização do projeto, que é através da expulsão dos jesuítas, muitos daquelas famílias dos guaranis já estavam com 159, com – os que menos tinham tempo de cristãos - 130 anos de cristãos, aquelas famílias. Então aquela ideia que nós ainda hoje - eu vejo em muitas pessoas, em muitos textos do mundo, ou às vezes até em desenhos, e que estavam os índios ali sem roupa, de arco e flecha somente. Não! Veja que uma comunidade que já tinha quase sempre 160 anos de cristãos, já estava num estágio muito mais adiantado de, entre aspas, vamos dizer assim “civilidade” e não uma ideia de um mundo nativo, ainda de mato, com gente caçando. Então esses tantos anos de produção e de organização, de sistema cooperativo, já estava no mundo muito mais adiantado, tanto que, depois da expulsão dos jesuítas, essas mesmas famílias, esses mesmos guaranis, vão se mesclar com a comunidade nova que começava a chegar, do mundo luso-brasileiro, português aqui, ali na Argentina o mundo espanhol, argentino, e mesma coisa no Paraguai, e esses guaranis vão rapidamente se mesclando com aquelas novas etnias que foram chegando, e vão se transformando nesse povo da América Latina que nós temos hoje.

Aqui do lado brasileiro, um pouco mais luso, mas ali na Argentina, um pouco mais espanholado, como no Paraguai, mas sempre guardando os rostos, esse modelo de mutirão, de cooperação, e que está tão vivo ainda nessas regiões missioneiras dos 30 Povos, Brasil Argentina e Paraguai. Tanto que esses turistas que nos visitam hoje, um dos elementos que eles mais falam, é desse jeito da sociedade daqui, como ela trata as pessoas, como ela é cooperadora com as pessoas. Nós temos caminhadas de 30 dias, que unem esse conjunto todo dos 30 Povos, então quando esses turistas estão passando por aqui, todos dizem isso. Ontem mesmo, havia uma caminhada, e as pessoas estavam entregando bergamotas para as pessoas que estavam caminhando, levavam até o local aonde as pessoas estavam na estrada, onde elas passam, demonstrando que esse modelo de cooperação, de união, aonde isso ainda tá vivo nos dias de hoje! Porque obviamente essas milenaridades do passado, se a gente pensar em 8.000, 10.000 anos atrás, isso não morre por causa de 300 e 400 anos. Então esse modelo ainda está muito vivo na sociedade atual e nessa região da América, o que é muito interessante para estudar, a antropologia ainda viva, reflexo daquele processo, daquele período.

Mapa da ocupação norte do RS pelas Missões.
Foto: José Roberto de Oliveira

Nós somos gerações e gerações pós-Revolução Industrial que teve início na Inglaterra na segunda metade do século XVIII. O cooperativismo entre nós envolve uma gama de atividades. Como se poderia fazer um gancho do modelo atual com esse cooperativismo que era praticado nas Missões jesuíticas?

Para você ter ideia desse movimento todo, então a gente tem todo aquele reconhecimento de 1844, Rochdale, na Inglaterra, aonde se diz como o início, esse reconhecido especialmente pelo mundo ocidental, europeu. E essa visão que agora que vários estudiosos estão trabalhando, de que a ideia seja lá 1626-1627 o início do processo, agora aparece um estudioso, muito interessante, que é Holyoake, que tem uma obra sobre Rochdale, e que diz que os documentos iniciais na Inglaterra, a base disso, usava um termo chamado “colônias indígenas” para aquele processo do início do processo do cooperativismo na Inglaterra. O que significa dizer, que no mínimo eles tinham noção da experiência sul-americana lá de 1626-1627. Então veja como é importante. E obviamente que aquele processo então, ele vem se integrando, e quanto mais o capital social que é esse caldo de união existente nas comunidades, mais esse processo todo do cooperativismo, ele se faz na humanidade.

Nós aqui na América Latina, temos grandes experiências. Por exemplo no Paraguai - nós aqui estamos muito pertinho, de onde Santo Ângelo, em linha reta, 80 km, já chegamos no Rio Uruguai, mais 80 km passamos a Argentina, ali em Missiones, aí estamos no Paraguai, ou seja, os 30 Povos aqui é tudo muito pertinho. Então as experiências nossas do lado de cá, com relação, por exemplo, ao trigo – que foram as cooperativas que iniciaram, as Cooperativas Tritícolas, então iniciaram aqui nessa região, na Argentina todas as ligadas especialmente à produção de erva-mate, que ali continua muito forte, no Paraguai, um conjunto importante de cooperativas ligadas a todos os setores, como nós no Brasil todo, na área de serviços, desde essa questão toda relacionada ao meio ambiente e tudo mais. Então esse processo todo do cooperativismo, ele traz a chance, especialmente às famílias de menos condições econômicas, importantes, ele traz essa condição de que une esse conjunto de famílias ou pessoas e consegue constituir daí um capital econômico, às vezes de mão-de-obra, que pode transformar a vida tanto local como a vida daquelas famílias.

“Então o cooperativismo segue sendo esse modelo, vamos dizer assim, cristão, e eu coloco o modelo missioneiro, eu chamo de cooperativismo cristão, nesse sentido, de que é essa ideia fundamental de Cristo, de que as pessoas têm que se unir, elas têm que se integrar, têm que se ajudar, essa questão da colaboração e que obviamente traz a expressão fundamental do cooperativismo.”

Então é para determinados lugares, é uma receita fundamental, tanto que hoje tem vários trabalhos, por exemplo de gente da América, trabalhando por exemplo na África, e em outros lugares do mundo, na tentativa de erguer o maior número de cooperativas possíveis, por quê? Porque ali é o momento de unir toda aquela comunidade, tem toda essa relação da educação que o cooperativismo sempre trabalhou também, e veja que a educação não é só das letras, é dos fazeres também. E nas Missões, se a gente voltar para trás, a educação dos fazeres. Imagina, por exemplo, você tirar alguém do Neolítico, da Idade da Pedra Polida, e colocar ele em algum tempo muito rápido, por exemplo de ser um fundidor de sinos, de ser um fundidor para a produção de materiais de aço, por exemplo, para a marcenaria, para todo tipo de produto necessário, digamos, em processos industriais. Então veja que que é um salto magnífico e exatamente essa união, ainda hoje pode ser repetida.

Eu escrevi um artigo científico que fala das experiências utópicas no território fronteiriço do Mercosul. E esse artigo mostra exatamente isso, que há um conhecimento ensinamento, há um caldo importante de união ainda presente nessas comunidades da América Latina. E se você pensar no conjunto da América Latina, essa possibilidade está dada, porque a essência nativa é uma essência de colaboração, de união, de ajuda mútua. Então isso é fundamental para o processo e para qualquer ideia de cooperativismo. Claro, tem coisas mais modernas hoje, por exemplo ligadas a essa questão de internet, essas questões digamos mais hodiernas. Então o cooperativismo ele pode ser usado, utilizado para o desenvolvimento da sociedade. Então para o desenvolvimento econômico e social. Não há dúvida de que o cooperativismo pode ser uma base sustentável e fundamental no desenvolvimento da sociedade nova que nós sonhamos, com união e integração.

Ruínas de São Miguel. Foto: José Roberto de Oliveira
Fonte: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF