Translate

sexta-feira, 18 de junho de 2021

A ESCULTURA NO CAMINHO NEOCATECUMENAL

neocatechumenaleiter

A ESCULTURA NO CAMINHO NEOCATECUMENAL

Dostoyevski, “A beleza salvará o mundo”. A beleza, como sabeis, é um transcendental do ser, com o bem e a verdade. Porque, como diz São Tomás, toda a realidade é una, é verdadeira, é autêntica. Mas eu gosto de relacionar a beleza com o prazer. A emoção estética, a beleza, nos produz prazer, nos dá uma emoção. Então Deus, de alguma maneira, criou a natureza. Quem criou a natureza, fê-la bela para nos dar um prazer.

O prazer está em relação com o amor. É interessante, para mim como pintor que estudei as leis da harmonia, que tudo na natureza está relacionado e está em função da beleza. Nem tudo é beleza, em um certo sentido, senão que as leis da harmonia estão em uma relação de matéria, forma… É curioso, a ciência que estuda as relações é a matemática, por isso na harmonia há toda uma série de equações que são do tipo matemático. Já na arte, Platão falava da geometria do criado e da matemática. Na arte, seja na pintura, seja na escultura, seja na música, seja na poesia, tudo está em relação, relações que são harmônicas.

neocatechumenaleiter

Esta relação matemática que existe entre a harmonia, existe também no tempo, existe na música. É muito importante a música porque nos ensina a beleza no tempo. Cada nota valoriza a seguinte no tempo, na pintura cada matéria valoriza, cada polidez, cada material, cada desenho, valoriza o outro. Por exemplo, a quarta de Beethooven começa com uma dissonância. Isto é estupendo. No tempo, valorizar o tempo, digamos assim que há… Sem citar a poesia, a palavra, a escultura. Por exemplo, Henry Moore, escultor inglês, estudou os ossos humanos, viu que os ossos do homem, a cavidade do fêmur é perfeita. Essa cavidade é perfeita para uma função de articulação e ao mesmo tempo é estética, ao máximo. Fazer uma curva estética, bela, é dificílimo. A curva do pescoço de uma foca é maravilhosa. Como estão relacionados os animais, nem toda curva é estética. Moore pega essas cavidades, estuda-as e faz uma escultura de curvas, porque a uma curva de um certo tipo lhe corresponde outra protuberância de outro tipo para que seja estética, porque tudo está em relação.

Digamos assim que na estética há um profundo segredo, que é o amor.

Kiko desenhou muitos objetos para a liturgia: cálices, patenas, incensários, capas para a Bíblia, ornamentos… Além de muitas esculturas: Sermão da montanha, São João Paulo II, Jesus Cristo crucificado etc.

https://neocatechumenaleiter.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF