Translate

sábado, 26 de junho de 2021

Católicos podem basear-se no sistema de personalidade do Eneagrama?

Evgeniy Belyaev | Shutterstock
Por Philip Kosloski

A Igreja alertou repetidamente sobre a espiritualidade não cristã promovida por este sistema.

Católicos podem basear-se no sistema de personalidade do Eneagrama? É uma pergunta que tem sido feita com frequência porque, nos últimos anos, este sistema disparou em popularidade, inclusive com muitos cristãos o adotando na sua vida cotidiana.

Mas a Igreja Católica se manteve firme nas suas advertências a respeito do Eneagrama. Por quê?

Possíveis origens no ocultismo

As origens do Eneagrama são calorosamente debatidas. Há quem diga que o sistema foi desenvolvido por um místico cristão do século IV, Evagrius Ponticus. Estritamente falando, ele não desenvolveu nenhum sistema de personalidade, mas escreveu sobre “oito pensamentos mortais” que podem ter influenciado o desenvolvimento dos “sete pecados capitais”. Vale recordar que a sua espiritualidade foi muito criticada por São Jerônimo e condenada pelo Segundo Concílio de Constantinopla.

Outra possível origem do Eneagrama é atribuída aos escritos do filósofo grego Plotino, que descreveu o que chamou de “nove qualidades divinas” encontradas na natureza humana. Parte dos seus ensinamentos exerceu influência sobre a vida de Santo Agostinho e de Santo Ambrósio.

A origem mais provável do sistema do Eneagrama tal como é hoje utilizado, no entanto, é o escritor George Gurdjieff, do século XIX. De ascendência armênia, mas nascido sob o Império Russo, Gurdjieff era fascinado pelo ocultismo, estudou várias formas de espiritualidade e acabou criando a sua própria escola de pensamento.

Ainda assim, o sistema do Eneagrama não ficou totalmente desenvolvido até que o filósofo boliviano Óscar Ichazo fundasse a Escola Arica, na qual são expostos o seu legado e seus ensinamentos.

O sistema de personalidade do Eneagrama

O alegado objetivo deste sistema é levar as pessoas a “transcender dos níveis mais baixos ao mais alto estado mental. Esse estado é encontrado em todos nós e está ao alcance de cada um. Esse estado superior é o nosso Eu Desperto e é experimentado como um estado repleto de grande Felicidade, Luz, Libertação e Unidade”.

Ichazo afirmou ter descoberto o significado dos tipos de personalidade do Eneagrama durante uma espécie de transe ou estado de êxtase, influenciado por algum espírito ou ser angelical.

Advertências oficiais da Igreja

O sistema do Eneagrama se baseia mais em posições filosóficas e em correntes de espiritualidade do que em pesquisa científica, razão pela qual a Igreja alerta os católicos para guardarem prudente distância.

Existe um documento oficial do Vaticano que faz explicitamente esse alerta: “Jesus Cristo: Portador da Água da Vida“, de 2003. Esse texto recorda que o gnosticismo sempre existiu lado a lado com o cristianismo, às vezes assumindo a forma de um movimento filosófico, mas mais frequentemente assumindo as características de uma religião ou para-religião em conflito distinto, ou mesmo declarado, com tudo o que é essencialmente cristão. Um exemplo disto, prossegue o documento, pode ser visto no sistema de personalidade do Eneagrama, ferramenta que propõe nove tipos para análise de caráter: quando usada como meio de crescimento espiritual, ela introduz ambiguidade na doutrina e na vida da fé cristã.

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USSCB) também elaborou um documento sobre o Eneagrama, no qual alerta:

“Em conclusão, quem busca auxílio para o desenvolvimento pessoal e psicológico deve estar ciente de que o ensino do Eneagrama carece de fundamento científico e de que o Eneagrama tem valor questionável como ferramenta científica para a compreensão da psicologia humana. Além disso, os cristãos que buscam auxílio para o crescimento espiritual devem estar cientes de que o Eneagrama tem origens numa cosmovisão não cristã, permanecendo vinculado a um complexo de ideias filosóficas e religiosas que não estão de acordo com a fé cristã”.

Alternativas ao sistema de personalidade do Eneagrama

Alternativas ao sistema de personalidade do Eneagrama que são mais coerentes com a fé católica são o de Myers-Briggs e o clássico sistema dos quatro temperamentos conforme exposto no livro Temperament God gave you (O temperamento que Deus lhe deu).

É importante observar, a propósito, que os quatro temperamentos também têm raízes na filosofia clássica, mas foram bastante estudados em círculos científicos.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF