Translate

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Dom José Aparecido é nomeado como Referencial da CNBB para a RCCBRASIL

Dom José Aparecido | RCC-BRASIL
Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida

Na última quinta-feira (17/6), Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília, foi nomeado como Referencial da CNBB para a RCCBRASIL. O bispo terá a missão de acompanhar e orientar todas as atividades no Movimento. A família carismática o acolhe com grande alegria e ânimo para juntos levarem a cultura de Pentecostes para todo o povo de Deus.

Nesta oportunidade, a RCCBRASIL também agradece a Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém (PA),  pelo pastoreio efetivo ao longo de tantos anos, reitera sua amizade, carinho e comunhão para com ele. Dom Alberto sempre se manifestou como um pai amoroso para todos os carismáticos, sendo presença importante em inúmeros momentos históricos e decisivos do Movimento, além diversos eventos formativos, celebrações da Santa Eucaristia, retiros, sempre se mostrou solicito a atender prontamente todas as realidades do Movimento. Rogamos ao bom Deus que o abençoe e retribua pelo cuidado prestado à família carismática do Brasil. A RCCBRASIL o traz no coração e sempre o amará. (fonte:RCCBRASIL)

Conheça Dom José Aparecido

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida nasceu em 21 de julho de 1960, na cidade de Ourinhos (São Paulo).  É o primogênito de quatro irmãos. Já desde pequeno acompanhava o falecido pai, Sr. Orlando, vicentino, nas visitas às famílias mais pobres de Ourinhos. Após os 15 anos foi aprendiz bancário. Aos 19 anos entrou no Seminário. Frequentou o curso de filosofia no Seminário Arquidiocesano de Londrina por um ano, completando-o nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo (1980-1982), onde também fez os estudos teológicos, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção (1983-1986).

Ordenado presbítero na Arquidiocese de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1986,e sucessivamente incardinado na Diocese de Santo Amaro, aos 15 de março de 1989. Conseguiu o doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma. Aos 8 de maio de 2013 foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília.

Nos primeiros anos do ministério sacerdotal, foi administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz de Parelheiros – Diocese de Santo Amaro (1987-1988) e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jardim Prudência – Diocese Santo Amaro (1988-1990). Em 1990 foi enviado a Roma para uma especialização em Direito Canônico. Em 1994 foi convidado para trabalhar no Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, exercendo a função de Adido de Secretaria até 2010. Em 2010 o Papa Bento XVI o nomeou Prelado de Honra de Sua Santidade e Subsecretário do mesmo Dicastério, função que exerceu até à nomeação episcopal.

Durante a sua permanência em Roma, prestou colaboração pastoral em várias atividades da Diocese de Roma: foi capelão da Clínica Sacra Famiglia, foi confessor extraordinário da Basílica de São Pedro durante o Grande Jubileu do ano 2000. Também prestou auxílio pastoral a algumas paróquias em Roma e na Diocese de Netuno e confessor externo no Pré Seminário São Pio X, no Vaticano.

Na Santa Sé, foi também nomeado Comissário para a defesa do vínculo das causas de Matrimônio ratificado e não consumado (pela Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, competência que passou a seguir para a Rota Romana); membro da Comissão de Arbitragem e Conciliação do Oficio do Trabalho da Sé Apostólica (ULSA). Foi convidado a trabalhar também em diversas comissões interdicasteriais para estudar questões de governo da Igreja que envolviam a competência de vários Dicastérios, além de várias colaborações ocasionais com outros Dicastérios. De 2010 a 2015, por nomeação do Papa Bento XVI, foi Consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Atualmente, colabora  com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica como auxiliar de comissariamento de alguns institutos.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil colabora com a CETEL Comissão Episcopal que cuida das versões dos textos litúrgicos, e de algumas outras comissões relacionadas com a Justiça Eclesiástica. No Regional Centro Oeste, acompanha também os Presbíteros e a Pastoral Vocacional.

Atualmente, na Arquidiocese de Brasília é bispo referencial para os Vicariatos Sul e Leste, acompanha os seminários e a formação permanente do clero, a Comissão de Bioética, alguns movimentos eclesiais, as chamadas novas comunidades e as comunidades religiosas.

Fonte: Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF