Translate

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Cardeal Tolentino: “Igreja em África é uma força de esperança para a Igreja universal”

Dom José Cardeal José Tolentino de Mendonça,
em Benguela (Angola) 

Em conversa com os jornalistas no final da sua visita a Angola, e mais concretamente às Dioceses de Benguela e Luanda, D. José Cardeal Tolentino de Mendonça, Arquivista e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica do Vaticano, afirmou que a Igreja em África é hoje uma força de esperança para a Igreja universal, e apontou pilares para a caminhada das missões do Evangelho.

Anastácio Sasembele – Luanda, Angola

“O que vi é a vitalidade do povo de Deus destas Igrejas do grande Continente africano e o contributo que dão, porque a Igreja nutre-se do testemunho da fé, do empenho do compromisso dos cristãos”, ressaltou o Cardeal responsável pelo Arquivo da Biblioteca Apostólica do Vaticano.

Angola tem uma caminhada de mais de 500 anos de evangelização. Questionado sobre o que o Arquivo e a Biblioteca do Vaticano conservam sobre a história de evangelização em Angola, D. José Cardeal Tolentino de Mendonça disse que estas instituições são lugares de memória da Igreja universal, pelo que não há nação nenhuma, cultura ou língua que não entra ali e não se encontra representada por um documento da sua igreja ou história.

E sobre as religiões não cristãs no Continente africano, D. José Cardeal Tolentino de Mendonça afirmou ser uma realidade da história humana, e é belo ver esse desejo de uma relação com o espiritual que habita o coração da pessoa humana e este aspecto, esta presente no homem e na mulher do Continente berço da humanidade.

E ao responder a questão sobre a criação de novas dioceses em Angola D. Tolentino realçou que são os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) que têm o conhecimento da realidade que em união e discernimento com a Igreja universal e a Santa Sé vão amadurecendo as melhores decisões para um crescimento e serviço segundo as necessidades da Igreja em Angola.

D. José Cardeal Tolentino de Mendonça esteve em Angola de 17 a 23 de Junho e participou das festividades do encerramento do jubileu dos 50 anos da diocese de Benguela.

D. José Cardeal Tolentino de Mendonça é português, mas nasceu na cidade do Lobito (Angola) e baptizado na paróquia de São Pedro do Liro.

Atualmente dirige a biblioteca da Santa Sé, uma das mais antigas e históricas instituições bibliotecárias do mundo.

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF