Translate

sábado, 31 de julho de 2021

De tênis e jeans: o primeiro vitral de Carlo Acutis

Facebook-oratoriodonboscomolfetta
Por Violeta Tejera

A representação de Carlo Acutis em uma igreja italiana nos lembra que a santidade está mais perto do que pensamos.

A igreja de San Giussepe, em Molfetta, na Itália, já exibe o primeiro vitral que representa o beato Carlo Acutis. Em 10 de outubro de 2020, o Papa Francisco beatificou o adolescente de 15 anos.

A imagem, em que o beato aparece de jeans e tênis, esbarra nos tradicionais vitrais a que estamos acostumados e representa que a santidade está mais perto do que pensamos.

O vitral de Carlo Acutis

Um menino de 15 anos de jeans, tênis, blusão vermelho e mochila. Ele sorri e sua expressão mostra alegria e proximidade. É a imagem que encontramos neste vitral da igreja italiana. 

De fato, é impressionante ver tal imagem decorando uma das paredes do templo, já que estamos acostumados a ver vitrais com formas coloridas antigas, animais, a imagem da Virgem, dos evangelistas e do próprio Jesus Cristo.

Nunca tínhamos visto nada igual: o de um adolescente de nossa época. A de um beato que transmitiu o Evangelho nas redes sociais. Certamente, a representação de Carlo Acutis nos lembra que a santidade está mais perto do que pensamos.

Carlo Acutis cercado por grandes santos

A Igreja de Giusseppe de Molfetta é um templo de planta em forma de cruz romana e nave de cada lado. Possui quatro capelas. Nela estão imagens de santos e beatos que encarnaram a mensagem salesiana. 

As janelas das capelas à esquerda representam três santos: São Felipe Neri, São Francisco de Sales e São João Bosco. As capelas à direita dedicam-se a três beatos: Carlo Acutis, Chiara Badan e Piergiorgo Frassati.

O desenho escolhido para Acutis o mostra percorrendo um caminho de curvas que indicam sua dolorosa trajetória com uma mochila na qual carrega um computador, sua ferramenta de testemunho. A Eucaristia o ilumina, guiando-o como um sol.

Um santo contemporâneo

Este jovem italiano morreu em 2006 de leucemia. Durante sua vida, Carlo Acutis foi um grande fã de videogames e criou um site, em que divulgava os milagres eucarísticos. 

Atribui-se a ele a cura milagrosa de um menino brasileiro que sofria de uma malformação congênita do pâncreas.

O Papa Francisco lembrou-se dele no dia 25 de março e garantiu que “as redes sociais podem servir para nos deixar sonolentos, dependentes do consumo e das notícias. Mas Acutis foi capaz de usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho e comunicar valores e beleza através delas.”

O ‘influenciador de Deus’

Assim, como mostra o vitral de Carlo Acutis, o beato também deixa uma mensagem para os jovens. Em meio a uma corrente de pensamento que nos convida a nos preocuparmos apenas com nós mesmos e nos encoraja a satisfazer todos os nossos desejos, Acutis assegurou que “ felicidade é olhar para Deus e a tristeza é apenas olhar para si mesmo”.

O ‘influenciador de Deus’, como era conhecido, deixou pelas redes sociais uma mensagem completamente diferente daquela que circula justamente por elas. “Por que os homens se importam tanto com a beleza de seu corpo e por que se preocupam com a beleza de sua alma? Uma vida só é verdadeiramente bela se passamos a amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos ”.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF