Translate

domingo, 18 de julho de 2021

Por que Santo Antônio pregou para os peixes?

Zvonimir Atletic | Shutterstock
Por Philip Kosloski

Às vezes, é necessário pregar para um grupo totalmente diferente para que outros sejam atraídos pela fé e enxerguem o erro de seus caminhos.

Existem muitas lendas e histórias sobre a vida de Santo Antônio. Todas pretendem destacar a sua santidade e união com Deus. Uma dessas histórias é a lenda de Santo Antônio de Pádua pregando aos peixes.

É contada no livro I Fiorettirevela o que aconteceu quando o santo ficou frustrado com as pessoas:

Estando Santo Antônio em Rimini, onde havia um grande número de hereges, e desejando conduzi-los pela luz da fé ao caminho da verdade, pregou-lhes por vários dias e raciocinou com eles sobre a fé em Cristo e nas Sagradas Escrituras. Eles não apenas resistiram às suas palavras, mas ficaram endurecidos e obstinados, recusando-se a ouvi-lo.

Isso mostra que até mesmo a pregação de um santo pode cair em ouvidos surdos quando as pessoas não estão dispostas a receber a mensagem do Evangelho.

Santo Antônio prega para os peixes

Farto dos corações duros das pessoas, Santo Antônio foi para um público mais disposto a ouvi-lo:

Por fim, Santo Antônio, inspirado por Deus, desceu à beira-mar, onde o rio deságua no mar, e tendo-se colocado numa margem entre o rio e o mar, começou a falar aos peixes como se fosse o Senhor que o havia enviado para pregar a eles, e disse:’Ouvi a palavra de Deus, ó peixes do mar e do rio, visto que os hereges infiéis se recusam a fazê-lo‘.

Assim que ele disse essas palavras, de repente um cardume de peixes grandes, pequenos e enormes se aproximou da margem em que ele estava… Todos mantinham a cabeça fora d’água e pareciam olhar atentamente para o rosto de Santo Antônio. Todos estavam dispostos em perfeita ordem e da forma mais pacífica, os menores na frente perto da margem, depois deles vinham aqueles um pouco maiores e, por último, onde a água era mais funda, os ainda maiores.

Uma quantidade enorme de peixes começou a saltar ​​por toda parte, e não demorou muito para que o povo soubesse que havia um milagre acontecendo:

E o povo da cidade, ouvindo o milagre, apressou-se em ir e testemunhá-lo. Com eles também vieram os hereges de quem falamos acima, que, vendo um milagre tão maravilhoso e manifesto, foram tocados em seus corações e se jogaram aos pés de Santo Antônio para ouvir suas palavras. O santo, então, começou a expor a fé católica. Ele pregou tão eloquentemente que todos aqueles hereges foram convertidos e voltaram à verdadeira fé em Cristo. Os fiéis também ficaram cheios de alegria e muito consolados, sendo fortalecidos na fé.

Às vezes, é necessário pregar para um grupo totalmente diferente para que outros sejam atraídos pela fé e vejam o erro de seus caminhos.

Deus certamente trabalha de maneiras misteriosas!

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF