Translate

sábado, 24 de julho de 2021

Mosteiro de clausura é fundado no Tajiquistão, país ex-soviético e muçulmano

 

Aci Digital

REDAÇÃO CENTRAL, 23 jul. 21 / 04:50 pm (ACI).- A família religiosa do Instituto do Verbo Encarnado (IVE) fundou o primeiro mosteiro de vida contemplativa no Tajiquistão, ex-república da União Soviética. O mosteiro é dedicado a São João Paulo II, que promoveu as missões na Ásia Central, na época que o comunismo proibia a confissão pública da fé.

O mosteiro fica a poucos metros da paróquia de São José, uma das duas únicas igrejas católicas no país. Ali vivem quatro religiosas do Instituto do Verbo Encarnado originárias do Uzbequistão, Paraguai e Argentina. A cerimônia de fundação do novo mosteiro coincidiu com o Dia da Unidade Nacional do Tajiquistão, celebrada em 27 de junho.

missa foi presidida pelo administrador apostólico do Uzbequistão, padre Jerzy Maculewicz, e terminou com a procissão, nos arredores do mosteiro, de uma imagem da Virgem de Luján, padroeira da Argentina e das missões do Instituto do Verbo Encarnado.

O grupo de religiosas e fiéis fez a procissão cantando e rezando à Nossa Senhora por um trajeto curto, de quase cinquenta metros.

O padre Pedro López, responsável pelos católicos no Tajiquistão, considerou a procissão um momento especialmente “emotivo para as pessoas, porque não são coisas que vemos nestes países, como vemos em países cristãos europeus ou latino-americanos. Aqui, embora não haja proibições explícitas, não existe o costume de fazer manifestações públicas da fé”.

O Tajiquistão vive um período de instabilidade. A violência dos talibãs no Afeganistão tem feito com que muitos afegãos se refugiem no Tajiquistão. O padre Pedro López afirmou que “este mosteiro é providencial porque surgiu antes de começarem os problemas com o Afeganistão”.

“Para nós, o mosteiro tem um significado muito importante porque são religiosas que estão em missão, rezando pelos frutos dos apostolados que se realizam ali onde estamos trabalhando. E é algo muito oportuno nestes tempos de conflito. É um privilégio muito grande”, assegurou o padre López.

As quatro religiosas que moram no novo mosteiro se unem à pequena comunidade cristã, que não chega a 120 fiéis e que também conta com a presença de dois sacerdotes e três religiosas de vida ativa. Há também uma comunidade de Irmãs da Caridade.

O Tajiquistão tem cerca de 9 milhões de habitantes e praticamente todos são muçulmanos.

Igreja católica está presente no Tajiquistão desde o final dos anos 70, quando sacerdotes e leigos católicos chegaram ao país deportados pelo regime soviético.

Na década de 90, ao regressar aos seus respectivos países, os católicos deixaram dois templos construídos e uma pequena comunidade de irmãs de Santa Teresa de Calcutá, única presença católica até a chegada de um sacerdote do Verbo Encarnado, em 1997.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF