Translate

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Aberto Ano Jubilar extraordinário na Basílica de Guadalupe

Fiel na Basílica de São Pedro na Missa na festa de
Nossa Senhora de Guadalupe, em 12 de dezembro de 2019  
(Vatican Media)

O Ano Jubilar foi aberto nos 100 anos do atentado contra a imagem da Virgem de Guadalupe, em 14 de novembro de 1921.

O arcebispo do México, cardeal Carlos Aguiar Retes, abençoou e abriu a Porta Santa da Basílica de Guadalupe no domingo, 14 de novembro, por ocasião do centenário do atentado à bomba contra a imagem da Virgem de Guadalupe, em 14 de novembro de 1921, em que milagrosamente, o tilma de São Juan Diego não sofreu nenhum dano.

Com a abertura da Porta Santa, portanto, teve início um Ano Jubilar extraordinário, que se encerrará em 20 de novembro de 2022, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, durante o qual os fiéis poderão obter uma Indulgência Plenária seguindo as usuais condições estabelecidas pela Penitenciaria Apostólica.

Segundo a notícia enviada à Agência Fides por Desde la fe, o serviço de informação da Arquidiocese do México, o vandalismo ocorreu na manhã de 14 de novembro de 1921, quando um homem, presumivelmente funcionário da secretaria privada da Presidência da República, colocou uma bomba escondida em um buquê de flores, em frente à imagem sagrada.

Com a detonação, o altar e as esculturas de mármore que o flanqueavam sofreram danos, o mesmo ocorrendo com um crucifixo de bronze de 34 quilos que ficou dobrado pela onda de choque, que atingiu até as fundações da antiga Sé. O vidro que protegia a imagem da Virgem não sofreu nenhum tipo de dano.

Este atentado à bomba causou grande indignação entre os mexicanos, pois além de ser um grave ato sacrílego, também ameaçava a identidade dos mexicanos, já que a Virgem de Guadalupe era a bandeira com que o Pai da Pátria, o padre Miguel Hidalgo, convidava o povo a se unir à luta pela independência do país. Também constituiu um antecedente à guerra dos Cristeros que ensanguentou o país entre 1926 e 1929.

*Com Agência Fides

https://www.vaticannews.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF