Translate

domingo, 16 de janeiro de 2022

Vacina contra a Covid: o sacrifício de um indígena para garantir a imunização do pai

EM Estado de Minas
Por Ricardo Sanches

O jovem indígena caminhou com o pai nas costas por 6 horas até chegar ao posto de saúde mais próximo de onde eles vivem.

A imagem correu o mundo: um indígena carrega o pai nas costas no caminho até o posto de saúde para que ele recebesse a vacina contra a Covid-19.

O fato aconteceu no Brasil, mais especificamente no estado do Pará. A cena foi flagrada pelo médico Erik Jennings Simões, que postou a fotografia no seu perfil no Instagram.

De acordo com o médico, o indígena Tawy Zó’é, de 24 anos, caminhou com o pai dele, Wahu Zó’é, 67, nas costas por mais de seis horas até o posto de vacinação mais próximo da aldeia onde eles vivem. A aldeia fica no norte do estado. No trajeto, a densa floresta amazônica, com seus “morros, igarapés e obstáculos”. Nenhum deles, entretanto, foi entrave para o filho, que queria ver o pai imunizado.

Depois de receber a vacina no posto de saúde, o indígena andou mais seis horas com o pai nas costas: era a volta para a casa.

Segundo a BBC, o filho teve que carregar o pai porque o senhor tinha a visão comprometida, além de problemas urinários.

A BBC também informou que a fotografia foi tirada em janeiro de 2021 e postada somente um ano depois. Neste tempo, muita coisa aconteceu. Infelizmente, o senhor Wahu morreu por causa de complicações no trato urinário. Já o rapaz continua firme e forte na aldeia. Ele já recebeu a terceira dose da vacina contra a Covid.

A imagem, portanto, eterniza o imenso amor e o duro sacrifício de um filho pelo pai.

A Covid entre os indígenas do Brasil

O povo Zó’é é considerado bem isolado da sociedade por conta da região em que habitam. Talvez isso explique o fato de, segundo o médico Erik Jennings, não se ter registrado nenhum caso de Covid-19 entre essa população desde o início da pandemia.

Uma realidade muito diferente da situação geral dos indígenas no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, entre os povos atendidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), desde março de 2020 foram confirmados 57,3 mil casos de covid-19 entre indígenas no país. A doença causou cerca de 860 mortes entre essa população.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, 85% dos indígenas com mais de 18 anos já receberam duas doses ou dose única da vacina contra Covid.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF