Translate

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Comunidade do Caminho Neocatecumenal renova solenemente as promessas batismais

Catedral de Brasília - cncbrasil | arqbrasilia

A primeira comunidade do Caminho Neocatecumenal do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga, renovou solenemente as promessas batismais durante a Vigília Pascal, em 16 de abril, celebrada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e presidida por Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília.

Na terça-feira santa, 12 de abril, Dom Paulo também presidiu na principal “Sala Celebrativa” da “Casa de Convivência Sagrada Família de Nazaré”, em Brazlândia, a Celebração preparatória para esta solene celebração.

Tais eventos marcam o fim do catecumenato pós-batismal vivido ao longo de vários anos pelos 70 irmãos que formam a comunidade. Após serem preparados por meio de celebrações e etapas, os neocatecúmenos renovam as promessas batismais com plena consciência do que o batismo significa para o cristão, tendo experimentado a ação de Deus na história da vida de cada um deles e da vida em comunidade.

Embora tenham finalizado este período de iniciação cristã, os neocatecúmenos continuam vivendo a fé em pequena comunidade na paróquia, como formação permanente da fé, sendo um sinal de amor e unidade para aqueles afastados da Igreja para que, vendo este sinal, se aproximem e conheçam a Cristo.

Atualmente, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem 13 comunidades que fazem o Caminho Neocatecumenal, um Itinerário de Iniciação Cristã para Adultos que constitui um dos frutos do Concílio Vaticano II, que busca levar às paróquias, nos tempos atuais, a riqueza de viver a fé em pequenas comunidades, como faziam os primeiros cristãos na Igreja primitiva.

O Caminho Neocatecumenal nasceu na década de 1960, em Madri, Espanha, com Kiko Argüello e Carmen Hernández, e se estendeu pelo mundo todo, estando presente em 134 nações dos cinco continentes. No Brasil, encontra-se em 100 dioceses, com mais de 1800 comunidades.

Caminho Neocatecumenal no Brasil

Assessoria de Comunicação

Deborah Regina Figueiredo

E-mail: comunicacao.cncbrasil@gmail.com

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF