Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Garoto faz rifa de tigela e arrecada R$ 1,5 milhão para crianças da Ucrânia

@clarkie_woodwork / Instagram
Por Ricardo Sanches

O próprio garoto talhou a peça de madeira; o trabalho dele viralizou na internet e o menino transformou a popularidade em solidariedade.

Gabriel Clark tem 12 anos e mora em Cúmbria, no Reino Unida. O garoto é um apaixonado por marcenaria. Nas horas vagas, gosta de talhar objetos. E é justamente através de seu trabalho que ele vai conseguir ajudar muitas crianças ucranianas: o menino teve a ideia de rifar uma tigela de madeira feita por ele e reverter o dinheiro arrecadado para as vítimas da guerra.

Tudo começou em março, quando o pai de Gabriel postou uma mensagem no Twitter, falando sobre o artesanato que o filho fazia e que o menino estava guardando o dinheiro das vendas das tigelas e tábuas de madeira para uma mountain bike. Na postagem, ele pedia aos seguidores para entrar no Instagram do filho e conhecer o trabalho dele.

Richard R Clark - Instagram
Richard R Clark - Instagram
Richard R Clark - Instagram

Resultado: a postagem viralizou e, em dois dias, o perfil de Gabriel passou de seis seguidores para 200 mil.

Sensibilizados com a história e o trabalho do garoto, os seguidores começaram a fazer pedidos de tigela de madeira. Foram mais de 20 mil pedidos. Algo impossível de ser atendido, já que Gabriel não tem uma marcenaria profissional. Além disso, o garoto vai à escola e tem outros afazeres.

Popularidade transformada em solidariedade

Foi aí que o menino marceneiro teve uma ideia: usar a sua recente popularidade para fazer caridade. Ele decidiu, então, rifar um de seus trabalhos e doar todo o dinheiro arrecado para a ONG Save The Children, que ajuda crianças vítimas da guerra na Ucrânia.

Gabriel criou, então uma espécie de “vaquinha” on-line, onde configurou a rifa eletrônica com a meta inicial de arrecadar £ 5.000,00. Entretanto, em duas semanas, a campanha – batizada de “Tigela para a Ucrânia” – já arrecadou mais de £ 246.000 (o equivalente a R$ 1.495,000,00).

A ação teve o apoio de celebridades britânicas, como o ator e roteirista Stephen Fry e o ator Jason Isaacs, o Lucius Malfoy de “Harry Potter”.

O sorteio da tigela de madeira aconteceu no domingo de Páscoa, mas o ganhador não foi revelado. Mesmo assim, Gabriel decidiu manter a arrecadação de fundos através da internet.

À revista People, a mãe do pequeno marceneiro, que também é artesã, declarou: “A principal coisa sobre Gabriel: ele tem um coração muito, muito grande…Ele é talentoso, ele é criativo, mas mais do que tudo, ele tem um grande coração”.

A situação das crianças na Ucrânia

Dados da ONU indicam que, desde a invasão russa em fevereiro, 153 crianças ucranianas já morreram, vítimas dos ataques. Além disso, 2,8 milhões menores tiveram que deixar suas casas. Outros 2 milhões de crianças e adolescentes fugiram para países vizinhos.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF