Translate

domingo, 24 de abril de 2022

Padre deixa esta nota no banco da igreja para famílias com crianças

Tomsickova Tatyana | Shutterstock
Por Nicholas Fleming

Uma paróquia está a seguir o exemplo de Jesus e a ver resultados surpreendentes.

Como muitas igrejas, a paróquia Saints John and James, Rhode Island (EUA), tem assistido a um declínio gradual no número de presenças nos últimos anos. Portanto, não foi surpresa quando foi fundida com outra paróquia próxima.

Quando lá fui designado pela primeira vez como padre, os paroquianos não podiam imaginar um futuro brilhante para a paróquia. Os seus fiéis – e eles são fiéis – estavam a envelhecer, e o número de funerais ultrapassou largamente o número de batismos que celebrávamos todos os anos. O futuro, se nos mantivéssemos neste caminho, parecia bastante sombrio.

Mas dois anos depois, ouviu-se um novo som na igreja.

Bebê

Era o som de um bebé a chorar nos fundos da igreja e de uma jovem mãe a tentar desesperadamente acalmar o seu pequeno.

Apesar do meu receio inicial, as pessoas ficaram encantadas. Este pequeno choro foi um sinal de vida, um novo despertar, como a nova primavera tão falada pelo grande São João Paulo II.

A jovem família foi corajosa, trazendo o seu filho para a igreja, especialmente quando se aperceberam que o seu era o único filho na missa dominical das 8 da manhã. Depois da Missa, encorajei-os a vir frequentemente, e os fiz saber que seriam sempre bem-vindos.

Essa pequena vida tornou-se a conversa do nosso cafezinho. Naquele dia, pelo menos uma dúzia de pessoas tinha comentado como era bom ouvir aquele pequeno sinal na igreja e a sua esperança de que mais se lhe seguissem.

Batismo

Um pouco mais tarde, a nossa paróquia foi abençoada por batizar nove crianças entre Julho e Setembro. A nossa paróquia está agora a crescer e o acolhimento das crianças fez toda a diferença.

Recentemente no Twitter, encontrei um post de uma jovem mãe que tinha uma fotografia de um cartão no seu banco com as palavras: “A minha paróquia faz bem algumas coisas”.

Era uma carta às famílias jovens, lembrando-lhes que era uma alegria tê-los, e um lembrete aos paroquianos para serem bondosos, e para se lembrarem que as crianças são a esperança futura para a paróquia.

Copiei a ideia e coloquei-a no meu boletim nessa mesma semana e incluí o cartão nos bancos com uma fotografia no verso para ser colorida para os menores que possam precisar de algo para os manter ocupados.

Futuro

Moral da história: o futuro da nossa Igreja são os nossos filhos, e devemos fazer tudo o que pudermos para ajudar os jovens pais a concretizarem essa esperança.

Aqui está a carta que garantimos estar nos nossos bancos para todos os nossos paroquianos:

Caros Pais de Crianças de tenra idade,

Bem-vindos! Estamos gratos por você e a sua família se terem juntado a nós para a Missa em nossa paróquia. É nossa esperança que os vossos pequeninos cresçam para serem membros vitais da nossa família paroquial. Estamos gratos por terem iniciado esta caminhada conosco.

Por favor, relaxe! Sabemos que não é fácil levar toda a vossa família à Missa, e pode ser ainda mais difícil manter todos os vossos pequeninos quietos durante toda a celebração, mas os vossos filhos devem saber que esta igreja é a sua casa e nós, a comunidade, somos todos irmãos e irmãs. Eles devem sentir-se bem-vindos e em casa, neste lugar de culto, na casa de Deus.

Convidamo-vos a cantar, rezar, ensinar, responder e explicar o que se passa na Missa com os vossos filhos. A nossa liturgia está cheia de vida e os nossos pequenos aprendem a amar a Deus através de vós e da vossa participação. As crianças aprendem através do exemplo e a vossa dedicação a vir à Missa.

Além disso, todos sabem que as crianças por vezes choram, fazem barulho, ou escapam aos vossos cuidados vigilantes. Não se deixem amedrontar, e não tenham receio de pedir ajuda! Somos uma só família, e na caridade cristã somos chamados a ajudar os nossos irmãos e irmãs.

Caros paroquianos,

A presença de crianças na Missa é um presente para a nossa igreja e um sinal de que estamos a crescer! Devemos alegrar-nos por nossos filhos estarem conosco, e por nossa paróquia acolher vida nova! Por favor lembrem-se de continuar a encorajar as nossas jovens famílias, ofereçam a vossa ajuda se precisarem, e apoiem-nas o melhor que puderem!

“Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham”. (Mateus 19, 14)

 Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF