Translate

sábado, 30 de abril de 2022

China: aumenta o controle financeiro das organizações religiosas

Crédito: Guadium Press
Teoricamente, as instalações das igrejas e suas finanças só poderão ser usadas de acordo com as instruções do Partido Comunista Chinês (PCC).

Redação (29/04/2022 17:31Gaudium Press) O regime comunista da China estabeleceu um sistema conjunto para apertar o controle das finanças das organizações religiosas com o objetivo de tornar mais rigorosa a sinicização das religiões.

O Ministério das Finanças e a Administração Estatal para os Assuntos Religiosos (SARA) anunciaram que os assuntos financeiros das entidades religiosas, incluindo receitas, despesas e doações locais e estrangeiras, ficarão sob a supervisão do Estado a partir de 1 de junho de 2022.

O governo ressalta que a medida visa agilizar a gestão financeira de grupos religiosos que realizam atividades em solo chinês. Ou seja, as igrejas e suas finanças não poderão ser usadas sem instruções do Partido Comunista Chinês (PCC). Isso tornará impossível aos grupos religiosos clandestinos, incluindo os católicos, usarem as instalações das igrejas e capelas reconhecidas pelo Estado.

Membros da igreja clandestina expressaram preocupação com o novo regulamento, descrevendo-o como uma nova ferramenta para expandir a  sinicização da Igreja Católica e pressionar as igrejas não oficiais a se juntarem a órgãos sancionados pelo estado.

A sinicização é uma ideologia política do PCC que visa impor regras estritas às sociedades e instituições com base nos valores centrais do socialismo, autonomia e apoio à liderança do partido.

Duas medidas estatais recentes também buscam controlar grupos religiosos. Em março, o governo proibiu os sites religiosos de divulgar qualquer conteúdo religioso sem permissão prévia. Em fevereiro, o governo criou um banco de dados para monitorar todos os membros religiosos ativos, incluindo o clero católico.

Apesar de ser um país ateu, a China reconhece legalmente cinco religiões – catolicismo, protestantismo, budismo, islamismo e taoísmo. No entanto, os comunistas controlam estritamente os grupos religiosos sancionados pelo Estado e oprimem aqueles pertencentes a grupos não registrados e não reconhecidos, como os católicos chamados clandestinos, pois não se filiaram à Associação Patriótica Católica do governo.

Com informações Ucanews.

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF