Translate

terça-feira, 19 de abril de 2022

Santo Expedito

S. Expedito | Costa Norte
19 de abril
Santo Expedito

A poderosa oração e o Terço de Santo Expedito

Santo Expedito é conhecido como o “Santo das causas justas, impossíveis e urgentes”. Isso acontece porque ele foi um oficial do exército romano. E, em determinado momento de sua vida, depois de ter conhecido a fé cristã, venceu a “procrastinação”, parou de “deixar para amanhã” sua conversão e assumiu a fé. Por causa desta sua decisão, ele enfrentou a morte, tornou-se mártir e passou a ser invocado como o intercessor pelas causas urgentes e justas. Então, surgiu a poderosa oração dirigida a ele, o Terço e a Novena. Vamos compreender cada um para melhor rezarmos e obtermos as graças ligadas a essa devoção.

A Poderosa oração a Santo Expedito

"Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que sois um santo guerreiro. Vós que sois o santo dos aflitos. Vós que sois o santo dos desesperados. Vós que sois o santo das causas urgentes. Protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido. (fazer o pedido). Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar. Protegei minha família, atendei o meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranquilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei se nome a todos que tem fé. Santo Expedito, rogai por nós. Amém."

Essa oração nos coloca como amigos e próximos de Santo Expedito. Essa deve ser a tônica toda vez que a rezarmos: aproximarmo-nos deste grande santo com confiança. A oração nos lembra que ele foi guerreiro, pois enfrentou guerras físicas como soldado e as guerras espirituais, como cristão. E venceu. Por isso, ele é chamado o santo dos aflitos, dos desesperados, das causas urgentes; o santo da força, da coragem, da serenidade de quem venceu as batalhas da fé. Por isso, reze esta oração sempre com muita confiança.

O poderoso Terço de Santo Expedito 

O Terço de Santo Expedito é mais uma forma de pedirmos a intercessão deste grande santo. Observe que as orações são todas rimadas, são poesia em forma de oração. Essa poesia nos ajuda a compreender a força de Santo Expedito, características de sua vida e o poder de sua intercessão.

Para rezá-lo, usa-se um Terço normal, de cinco mistérios, cinquenta contas mais as contas iniciais, como no terço mariano. Porém, as orações são diferentes, todas dirigidas a Santo Expedito. Em cada uma das cinco contas grandes reza-se uma oração diferente. E, nas contas pequenas, reza-se sempre a mesma oração, como as Ave-Marias do terço normal. Quando for rezá-lo, procure, o quando possível, um lugar tranquilo e pacífico. Se possível, prepare um pequeno altar, coloque uma imagem de Santo Expedito, acenda uma vela e reze com fé.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração inicial do terço:
Meu Jesus, misericórdia dos meus pecados,libertai-me de todos os males que me oprimem o corpo,a alma e o espírito.Dai-me a vossa graça e a vossa paz.Não retireis de mim o vosso Santo Espírito.

Nas primeiras contas reza-se:
Creio em Deus Pai…
Pai Nosso...
Três Ave-Marias
Glória ao Pai...

1. Na primeira conta grande: 
“Ó Santo Expedito, das causas urgentes, atende o pedido de tantos irmãos. 
Amigo dos pobres, aflitos, doentes, concede-nos sempre tua proteção!”

Nas contas menores (em todos os mistérios): 
“Ó Santo Expedito, és forte, guerreiro, soldado de Cristo, fiel vencedor!
Nas horas difíceis és mediador do povo que reza com tanto fervor”. (Glória ao Pai…)

2. Na segunda conta grande: 
“Ó Santo Expedito, tua fé, firme e forte, ganhaste de Cristo, a coroa da glória.
E, martirizado, tiveste esta sorte, nós hoje cantamos a tua vitória”.

3. Na terceira conta grande: 
“Ó Santo Expedito, tu és o modelo dos jovens, soldados e dos estudantes, em nome de Cristo te pedimos, semeia bondade em todos os lugares”.

4. Na quarta conta grande: 
“Ó Santo Expedito, que os viajantes não sofram nas suas viagens e voltem aos lares felizes e contentes, com fé, esperança, e muita coragem”.

5. Na quinta conta grande: 
“Ó Santo Expedito, a minha conversão de hoje não posso adiar para amanhã, 
anseio um dia ter a salvação, por isso desejo a vida cristã”.

Oração Final

“Ó Poderoso Santo Expedito, apresentai a Deus os meus pedidos,neste momento de aflição e desespero em que me encontro.Atendei com urgência o que vos peço com fé e confiança.Anunciarei o vosso nome bendito entre os meus irmãos para que se convertam a Cristoseguindo o vosso belo exemplo de Mártir Glorioso,não trocando Jesus por nada. Amém”.

Outra coisa muito importante que vai ajudar você a crescer na fé e na devoção a Santo Expedito é procurar conhecer a vida dele. Santo Expedito foi um grande herói da fé. Um ser humano como nós, que teve suas fraquezas e as venceu com a fé. Sua principal fraqueza era procrastinação, como vimos. Mas a fé em Jesus, a certeza da presença de Deus conosco e de uma vida eterna e feliz no céu lhe deu forças para alcançar a vitória. Assim, conhecendo a vida de Santo Expedito, rezaremos melhor a oração e o terço dirigidos a ele.

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF