Translate

sexta-feira, 15 de abril de 2022

São Cesar de Bus

S. Cesar de Bus | Tenda do Senhor
15 de abril
São Cesar de Bus

Fundador da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã ou Doutrinários

Origens

César de Bus nasceu na pequena cidade de Cavaillon, região da Provença, França, em 3 de fevereiro de 1544. Recebeu formação cristã na infância, por influência da família, mas abandonou a prática da fé quando jovem. Seu grande sonho de juventude era seguir a carreira militar, talvez, por influência de seu irmão, que era capitão do exército do rei francês Carlos IX. Tanto que seu irmão o chamou para se alistar. Porém, pouco antes do embarque para ingressar no exército, uma surpresa não muito boa mudaria o rumo de sua vida.

Doença ou providência?

Prestes a embarcar para realizar seu sonho, César de Bus foi acometido por uma misteriosa doença que o debilitou e impediu de ingressar no exército. Durante o tratamento, o bispo de Cavaillon o visitou e os dois começaram uma amizade frutuosa. Em seguida, recebeu constantes visitas dos jesuítas de Avignon e a atenção especial do capelão do hospital e de uma camponesa fervorosa que o ajudava conduziram César de Bus novamente à fé cristã. E esta redescoberta da fé o fez ver que seu sonho com a carreira militar não passava de uma ilusão.

Chamado de Deus

Durante sua convalescença César de Bus começou a sentir um profundo chamado de Deus para o sacerdócio. Assim, quando teve sua saúde restabelecida, completou seu processo de “re-conversão” e, com o acompanhamento do bispo, começou a se preparar para se tornar padre. Nesse tempo de preparação, percorreu um grande número de fazendas e sítios onde ensinava o catecismo. Nessas andanças, percebeu que o povo tinha uma fé profunda, porém, não conhecia esta fé em profundidade.

Experiência transformadora

Baseado em sua própria experiência de conhecer a deficiência do povo quanto ao conhecimento da fé, o Beato César de Bus, auxiliado por um primo chamado Romillon, fundou centros de instrução da Doutrina Cristã nos lugares mais esquecidos e abandonados. Nestes centros, ele começou a experimentar métodos novos para o ensino do catecismo às crianças. Assim, descobriu métodos bastante eficazes para a transmissão da fé aos pequeninos.

A obra dos Doutrinários

Aos trinta e oito anos o Beato César de Bus foi ordenado sacerdote. A essa época, ele e já tinha conquistado o coração de muitos jovens, que se tornaram seus discípulos fiéis. Assim, contando com a ajuda de padres e bispos da região, ele fundou uma grande comunidade, que tinha como carisma o ensino da Doutrina Cristã a crianças e adultos, analfabetos e alfabetizados. A comunidade, formada de padres, recebeu o nome de Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, ou Doutrinários. A princípio, eles não emitiam votos e viviam juntos no mesmo local.

Divergência

No auge da Comunidade dos Doutrinários, apareceu uma divergência entre os fundadores, o Beato César de Bus e seu primo Romillon. César de Bus sentia em seu coração que os padres da comunidade deveriam se tornar religiosa e emitirem votos. Já Romillon, achava que que eles tinham que permanecer como estavam: padres que vivem em comunidade sem votos. Por causa dessa divergência. Romillon saiu da comunidade de Avignon e foi para a casa de Aix-en-Provance. César de Bus permaneceu em Avignon e seu desejo foi atendido: os padres passaram a emitir os votos religiosos de pobreza, obediência e castidade. Assim, a congregação permaneceu.

Morte

O Beato César de Bus viu a Congregação dos Padres Doutrinários florescer e transformar a Igreja da região numa Igreja forte, composta de fiéis que conhecem e amam a doutrina católica. Depois disso, ele foi acometido por outra enfermidade que lhe causou um longo sofrimento. Assim, depois de muito sofrer, o Padre César de Bus faleceu. Era o dia 15 de abril de 1607. Mais tarde, em 1975, ele foi beatificado pelo Papa Paulo VI. Sua celebração litúrgica foi instituída para o dia de sua morte.

Oração ao Beato César de Bus

Ó Deus, que destes ao Beato César de Bus a graça de conhecer e amar a Doutrina ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como a sabedoria para ensiná-la, dai também a nós o amor à vossa Doutrina e a sabedoria para ensiná-la a todos aqueles que pudermos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. Beato César de Bus, rogai por nós.”

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF