Translate

sábado, 23 de abril de 2022

PARÓQUIA SANTA MARIA DOS POBRES ADOTA EPVM POR ACOLHIDA NA PREPARAÇÃO DOS NOIVOS PARA A VIDA MATRIMONIAL

Paróquia Santa Maria dos Pobres - Curso de Noivos | arqbrasilia
PARÓQUIA SANTA MARIA DOS POBRES ADOTA EPVM POR ACOLHIDA NA PREPARAÇÃO DOS NOIVOS PARA A VIDA MATRIMONIAL E COMEMORA SUCESSO NA ADESÃO DOS NOIVOS.

A Pastoral Familiar da paróquia Santa Maria dos Pobres, localizada no Paranoá, promoveu, no dia 7 de abril, o encerramento da Preparação para a Vida Matrimonial de 35 casais de noivos. O modelo adotado foi o EPVM (Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial) por Acolhida, proposto pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), elaborado pelo casal André e Karina Parreira no livro ‘MATRIMÔNIO – Encontros de Preparação’, que consiste em 11 encontros semanais em que os noivos são acolhidos por agentes da Pastoral Familiar. O evento iniciou com a celebração da missa celebrada pelo pároco, Pe. Miguel Porres Prieto. Em seguida, os noivos deram depoimentos sobre essa experiência e foram unânimes em afirmar que participar do EPVM por acolhida foi uma oportunidade única e maravilhosa que serviu muito para enriquecer o entendimento sobre o Sacramento do Matrimônio. Para eles, todos aqueles que vão se casar deveriam passar por essa vivência para entenderem que o Sacramento do Matrimônio é uma Aliança com Jesus e, portanto, inviolável. Por fim, houve uma recepção na qual os noivos puderam, junto com seus familiares, saborear deliciosos lanches. Além disso, os nubentes também foram presenteados com lindas e singelas lembranças. Foi uma noite muito especial e era visível a emoção estampada no rosto de todos os presentes.

De fato, este modelo propicia uma preparação efetiva e contínua de noivos para a vida matrimonial pois, além de abordar temas do cotidiano conjugal, também possibilita uma reflexão mais profunda e participativa, bem como desperta nos casais a consciência do verdadeiro sentido do matrimônio, atendendo aquilo que o Santo Papa João Paulo II e o Papa Francisco orientaram. O Papa João Paulo II, na exortação apostólica ‘Familiaris Consortio’, disse: “A Igreja deve promover melhores e mais intensos programas de preparação para o matrimônio, a fim de eliminar, o mais possível, as dificuldades com que se debatem tantos casais, e sobretudo para favorecer positivamente o aparecimento e o amadurecimento de matrimônios com êxito” (FC,66). O Papa Francisco, na Amoris Laetitia, ressaltou: “A preparação dos que já formalizaram o noivado, quando a comunidade paroquial consegue acompanhá-los com bom período de antecipação, deve dar-lhes também a possibilidade de individuar incompatibilidades e riscos.
Assim, é possível chegarem a dar-se conta de que não é razoável apostar naquela relação, para não se expor a um previsível fracasso que terá consequências muito dolorosas” (AL, 209).

Paróquia Santa Maria dos Pobres - Curso de Noivos | arqbrasilia

O casal coordenador da Pastoral Familiar daquela paróquia, Glaidson e Carmen, declararam que “foi uma graça de Deus preparar tantos casais e que a convivência com eles nesse período propiciou apresentar na sua essência aquilo que a Igreja ensina sobre o Sacramento do Matrimônio, além de possibilitar um aprendizado mútuo”. Para eles, tudo isso só foi possível por causa da dedicação dos agentes da Pastoral Familiar que não mediram esforços para cumprir tão sublime missão de conduzir os noivos a constituir famílias santas e igrejas domésticas.

A paróquia Santa Maria dos Pobres adota o EPVM por acolhida há dois anos e, nesta edição, a quantidade de noivos inscritos superou todas as expectativas.
O Pe. Miguel disse que, em princípio, eles ficaram um pouco apreensivos porque a Pastoral Familiar conta com poucos agentes, o que foi prontamente superado com o trabalho integrado com outras pastorais. Ademais, no início, os noivos ficaram meio relutantes porque acharam que a duração da preparação seria demorada. Mas, como foi possível constatar nos depoimentos deles, o estranhamento inicial, ao longo das semanas, se transformou em gratidão ‘com gostinho de quero mais’. Para ele o resultado foi muito positivo porque criou um ambiente de comunidade, de confiança e de fortalecimento de um laço de amizade entre eles. Além do mais, padre Miguel afirma também que uma das inúmeras vantagens deste modelo é que os casais se sentem acolhidos e decidem incorporar-se em algum serviço pastoral, bem como adotar uma vida paroquial mais intensa que não se limita somente na busca dos sacramentos. Na opinião dele, é muito gratificante constatar que, a cada EPVM por acolhida, a paróquia Santa Maria dos Pobres passa a ser “comunidade das comunidades”, já que acolhe também casais de outras paróquias. Com muita firmeza, ele diz que é “uma experiência que está dando muito certo, graças ao empenho de todos os envolvidos”.

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF