Translate

sexta-feira, 22 de abril de 2022

São Caio

S. Caio | Wikipedia

22 de abril – São Caio - Papa

Etimologia

O nome Caio vem do Latim “Caius” e significa feliz, alegre, contente.

Onomástico

Colocar o nome “Caio” significa desejar que o bebê tenha as virtudes mais importantes de São Caio: Fé, coragem, prudência e abertura ao diálogo.

Origens

Caio nasceu na cidade de Salona (atualmente chamada de Solin), na Dalmácia. Era descendente de um imperador cujo prenome era, também, Caio. Por isso, Caio viveu seus primeiros anos no luxo, no seio de uma família nobre e abastada. Não se sabe como ele veio a se tornar cristão. O fato, porém, é que Caio passou a ser um cristão fervoroso e grande conhecedor da fé e da doutrina cristã.

Papado

Por causa de sua santidade, sabedoria e conhecimento, São Caio foi eleito Papa. Ele foi o vigésimo oitavo papa da Igreja Católica. Seu papado durou treze anos. Iniciou em 17 de Dezembro de 283 e continuou até sua morte, que ocorreu no dia 22 de Abril de 296.

Realizações

Como papa, São Caio organizou a carreira dos religiosos, desde o início até se tornarem bispos. Ele decretou que, para alguém ser ordenado bispo deveria, antes, exercer as funções de leitor, subdiácono, exorcista, acólito, hostiário, diácono e padre. Caio também foi o responsável por dividir os bairros de Roma, deixando cada um sob o comando de um diácono.

Os anticristãos

No decorrer de seu pontificado houve um aumento na quantidade de medidas anticristãs por parte do império romano. Mesmo assim, São Caio conseguiu realizar a construção de novas igrejas e administrar a ampliação de cemitérios cristãos. Porém, a tensão entre a Igreja e o Estado ainda era grande.

Contendo revoltas

Caio também pode ser considerado o primeiro Papa que reuniu fiéis e emissários imperiais durante uma forte discussão a respeito da legitimidade das cobranças de tributos sobre os cristãos. Assim, conseguiu bastante confiança dos governantes Romanos. Conseguiu conter inúmeros agitadores que desejavam vingança pela morte de outros papas usando de atos de vandalismo.

Mártir

Por causa da perseguição romana, São Caio foi decapitado no dia 22 de abril de 296. Sua tumba, ainda com o epitáfio original, foi encontrada na Catacumba de São Calisto, junto com o anel usado por ele para selar cartas. Hoje em dia, seus restos mortais podem ser encontrados na capela da família Barberini.

Oração a São Caio

“Ó Deus, que destes a São Caio a graça de viver uma vida cristã exemplar e de dirigir vossa Igreja num momento conturbado e difícil, dai também a nós a graça de viver conforme vossa vontade e de dirigirmos bem a nossa vida, no rumo da eternidade. Por nosso Senhor jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Caio, rogai por nós.”

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF