Translate

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Festa de Corpus Christi volta à Esplanada dos Ministérios

Corpus Christi | arqbrasilia

Após 2 anos, Festa de Corpus Christi volta à Esplanada dos Ministérios dia 16 de junho

A tradicional Festa de Corpus Christi da Arquidiocese de Brasília retorna à Esplanada dos Ministérios após 2 anos de celebrações reduzidas por conta da pandemia. No dia 16/06 já é esperado pelos católicos de todo Distrito Federal para a grande manifestação de fé na Eucaristia.

Os festejos que acontecem em Brasília desde 1961 e, na Esplanada dos Ministérios desde 1978, estão sendo organizados, este ano, pela Comissão de Corpus Christi coordenada pelos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) da Arquidiocese que está preparando toda a estrutura e organização com bastante afinco.

No dia 16/06, pela manhã, a partir das 6h,  alguns grupos formados por jovens da Arquidiocese confeccionarão o tradicional tapete por onde passará o Santíssimo Sacramento na procissão. Durante a tarde, a partir das 15h,  padres atenderão confissões dos fiéis que desejarem, na tradicional tenda das confissões próxima ao palco.

Na parte da tarde, a partir das 16h se iniciará a animação preparatória para a Santa Missa. Às 16h45 a procissão de entrada da Missa com todo o clero de Brasília e o Arcebispo, Dom Paulo Cezar Costa, sairá da Catedral para que às 17h seja iniciada a Missa no Altar montado no gramado da Esplanada dos Ministérios, no quadrante próximo à Catedral.

Ao final da Santa Missa, se iniciará a procissão com o mar de velas para honrar o Santíssimo Sacramento que percorrerá a Esplanada no papamóvel utilizado na visita de São João Paulo II a Brasília. Na procissão, o Arcebispo dará três bençãos com o Santíssimo Sacramento: aos enfermos, aos governantes e às famílias.

Todos os fiéis da Arquidiocese são convidados a participar deste momento em que a fé em Jesus na Eucaristia é manifestada a todo o mundo. Organize sua comunidade, movimento, grupo, serviço, paróquia, família e participe do retorno da grande Festa de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios.

Qual o significado do tapete de Corpus Christi?

Até a grande Festa de Corpus Christi traremos uma série de matérias sobre curiosidades e o significado desta grande manifestação de fé que retorna à Esplanada dos Ministérios depois de dois anos de interrupção por conta da pandemia. O primeiro tema é o tapete confeccionado para a Solenidade de Corpus Christi.

Acervo Mitra 2017

A confecção do tapete para a solenidade de Corpus Christi é uma tradição iniciada, segundo historiadores, em Portugal e difundida no Brasil por seus colonizadores. Consiste na elaboração de cenas e representações bíblicas e da fé católica com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros mais.

O significado do tapete

Seu sentido é de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual ele passará, conduzido pelo bispo ou sacerdote no ostensório, fazendo memória, também, da multidão que estendia ramos e mantos para que Jesus passasse em sua entrada em Jerusalém na Semana Santa.

O primeiro a passar sobre o tapete é o bispo ou padre que porta Jesus Eucarístico e somente depois outras pessoas podem pisar. Tanto é que, na procissão de entrada da Missa, todos aqueles que a compõe, passam nas laterais do tapete, reservando-o para Jesus que passará na procissão ao final da Celebração.

Acervo Mitra 2017

Na Arquidiocese de Brasília o tapete é confeccionado no gramado central da Esplanada dos Ministérios e, este ano, terá entre 110 e 120 metros de comprimento. Serão produzidos entre 25 e 27 quadros representando diversas passagens bíblicas, temas eucarísticos, e da vida da Igreja como a Campanha da Fraternidade 2022 e o Encontro Mundial das Famílias.

Já há anos a montagem do tapete é realizada por diversas expressões juvenis da Arquidiocese de Brasília e algumas pastorais. Para este ano já estão confirmados 15 grupos que iniciarão os trabalhos as 7h da manhã com a oração de abertura e a bênção dos trabalhos com previsão de conclusão do tapete entre 12h e 14h.

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF