Translate

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Lassalistas: o novo Superior Geral vem das Filipinas

O novo Superior Geral da Ordem dos Irmãos das Escolas Cristãs saúda o Papa
na Audiência aos participantes no Capítulo  (Vatican Media)

O 46º Capítulo Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, que se encerrou neste domingo (22) em Roma, elegeu o Irmão Armin Luistro, 60 anos, até então visitador da Ásia Oriental, como o 28º sucessor do fundador, São João Batista de La Salle. Ele permanecerá no cargo por sete anos, juntamente com o novo vigário geral, o Irmão Carlos Gabriel Gomez, da Colômbia, e um novo Conselho

Alessandro Di Bussolo – Vatican News

O 46º Capítulo Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, a congregação leiga fundada em 1682 na França por São João Batista de La Salle, do qual deriva o nome Lassalistas, que encerrou no domingo 22 de maio, elegeu o novo Superior Geral do Instituto. Trata-se do irmão Armin Luistro, 60 anos, natural das Filipinas, que desde maio de 2019 é o irmão visitador do Distrito Lassalista da Ásia Oriental. Sua eleição ocorreu oito anos após a nomeação do governo anterior da congregação, que devido à pandemia foi adiada. Portanto, um ano a mais do que exige a Regra do Instituto.

Foi votado pela assembleia de 70 irmãos capitulares reunidos na Aula Magna da Casa Geral em Roma, na Via Aurelia, no dia 18 de maio. O Irmão Armin pronunciou seus votos perpétuos em 1988, em 26 de agosto de 2000, foi co-fundador com o Bispo Josef Suwatan de Manado, Indonésia, da Universidade Católica De La Salle de Manado, agora conhecida como Universidade De La Salle na Indonésia.

Alguns Irmãos, durante o Capítulo, na entrada da casa Geral na Via Aurélia em Roma

As palavras do novo Superior Geral

Assim que foi eleito, o Irmão Luistro disse aos Irmãos Capitulares que estava feliz "em se unir e trabalhar com todos, para enfrentar os muitos problemas, desafios, mas também a emocionante aventura que teremos que enfrentar como Família Lassalista no mundo de hoje". Depois de pedir orações e apoio, ele indicou como primeiro objetivo buscar "novos caminhos neste mundo no qual muitos de nossos jovens estão passando por problemas e desafios". Com energia e alegria, porque 'Nós somos La Salle'.

Mais de mil escolas e um milhão de alunos no mundo

Os Irmãos das Escolas Cristãs atualmente são 3116 e junto com mais de 90.000 colaboradores leigos e dirigem 1125 escolas e centros educacionais em 80 países em todo o mundo, com cerca de um milhão de alunos. O objetivo do Instituto é proporcionar uma educação humana e cristã aos jovens, especialmente aos pobres, de acordo com o ministério a eles confiado pela Igreja. Há mais de 300 anos os irmãos De La Salle dedicam suas vidas a esta missão. Hoje os lassalistas educam, junto com seus colaboradores leigos, crianças e jovens em uma grande variedade de instituições, desde jardins de infância e escolas primárias até uma vasta rede de universidades, em abrigos para crianças de rua e em lares para jovens em situação de risco.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF