Translate

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Enviado vaticano à Ucrânia: “ver a guerra na tv é uma coisa; tocar esta realidade é outra”

MFA Russia-CC
Por Francisco Vêneto

O arcebispo inglês dom Paul Gallagher visita refugiados e declara preocupação com risco de diminuição da ajuda humanitária.

O arcebispo inglês dom Paul Richard Gallagher, secretário vaticano para as Relações com os Estados, está em visita oficial à Ucrânia, de onde afirmou que “ver a guerra na tv é uma coisa; tocar esta realidade é outra”.

Dom Paul viajou até Cracóvia, na Polônia, e de lá foi de ônibus até Lviv, no oeste da Ucrânia, onde encontrou o arcebispo metropolita latino Mieczysław Mokrzycki e o arcebispo metropolitano católico grego Ihor Woźniak, além de autoridades civis.

Encontros com refugiados acolhidos pela Igreja

Em seguida, visitou a igreja de São João Paulo II, paróquia que mais recebeu refugiados desde o início do conflito e que ainda abriga cerca de 200 cidadãos deixados sem casa na Ucrânia em guerra.

“Pude testemunhar um pouco do seu sofrimento e testemunhei e senti a coragem do povo ucraniano”, afirmou dom Paul, acrescentando que o Papa Francisco está “totalmente ciente de todas as coisas terríveis que aconteceram na Ucrânia nos últimos dois meses” e agradece a todos “os que acolheram os refugiados que vieram até Lviv, bem como a solidariedade demonstrada nesta paróquia em particular”.

Depois de conversar com os refugiados acolhidos na paróquia, o enviado vaticano visitou ainda um mosteiro beneditino feminino que também já acolheu centenas de refugiados e que, no momento, abriga cerca de 200 famílias. A superiora do mosteiro, irmã Bernardeta, declarou que a visita de dom Paul “é importante para as pessoas que estão passando pela guerra” porque “a presença do representante do Papa traz uma palavra de encorajamento e uma afirmação de proximidade”, além de transmitir “uma grande esperança de estarmos juntos”. Isso “torna a nossa oração mais forte, porque o Santo Padre e o mundo inteiro também rezando por nós”.

Também ali o arcebispo conversou com refugiados e lhes transmitiu a solidariedade e oração do Papa Francisco.

“Grande sofrimento apesar da força de espírito”

Sobre esta visita, dom Paul afirmou ao Vatican News:

“Fiquei muito satisfeito em ver como a Igreja respondeu a esta tremenda crise humanitária. É uma Igreja que se identifica completamente com o seu povo e tenta responder às necessidades para ajudar a todos, não só católicos, mas também os membros de outras religiões”.

Falando sobre o “trauma que o país está vivendo” e o “grande sofrimento sentido entre as pessoas que estão angustiadas apesar da força de espírito”, o arcebispo declarou sobre a trágica situação da Ucrânia em guerra:

“Ver a guerra na televisão é uma coisa; tocar esta realidade é outra”.

Dom Paul Gallagher reafirmou que o Papa e a Santa Sé “estão dispostos a fazer todo o possível” pela paz:

“A Santa Sé continua a sua atividade diplomática mediante contatos com as autoridades ucranianas, e, através da embaixada russa junto à Santa Sé, temos algum contato com Moscou”.

Diminuição de ajuda humanitária à Ucrânia nesta guerra

Segundo matéria do portal Família Cristã, o emissário vaticano declarou preocupação particular com a diminuição da ajuda humanitária que está prevista em caso de prolongamento indefinido da guerra, tal como ocorreu na Síria e no Líbano:

“Depois de um tempo entra o cansaço até mesmo no apoio a um povo em dificuldade”.

Diante deste risco real, ele acrescentou:

“A Santa Sé quer continuar encorajando o envio de ajuda humanitária e aumentar a consciencialização da comunidade internacional. Isto é sempre necessário”.

Nesta sexta, 20, o arcebispo deverá chegar a Kiev. Na capital, encontrará autoridades civis e religiosas e partirá em visitas a localidades próximas que foram dramaticamente afetadas pela guerra, como Bucha, Irpin e Vorzel.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF