Translate

domingo, 29 de maio de 2022

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

CNBB

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

Palavra do Pastor

Dom Paulo Cezar Costa

Arcebispo de Brasília

Vós sereis testemunhas de tudo isso

Celebramos hoje a Ascensão do Senhor. A Palavra de Deus que ouvimos, apresenta-nos a Ascensão como caminho de glorificação de Jesus (At 1, 3-11; Lc 24, 46-53). A ascensão é a expressão plena e definitiva da Páscoa. O Senhor Jesus sofreu a morte, ressuscitou e agora está sentado à direita do Pai: “(…) Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus” (Ef 1, 20). A cabeça foi glorificada e também o corpo. Todos aqueles e aquelas que seguem o Senhor Jesus neste mundo, como seus discípulos e discípulas, participarão desta mesma glória do Senhor ressuscitado e exaltado, pois Ele é a cabeça da Igreja, e a Igreja é o seu corpo. A vitória da cabeça é também vitória do corpo. O prefácio da solenidade expressa bem esta realidade: “Ele nossa cabeça e princípio, subiu ao céu, não para afastar-se de nossa humanidade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à gloria da imortalidade” (prefácio da Ascensão do Senhor I).

O Senhor foi ao Pai. O Evangelho descreve a cena com beleza: “Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu” (Lc 24, 50 – 51). Jesus ressuscitado é o sumo sacerdote que cumpriu o sacrifício definitivo da sua morte e ressurreição. Por isso, Ele, como Senhor, abençoa os seus. O gesto dos discípulos é de adoração: prostram-se diante dEle. A adoração será também a atitude da Igreja, fiel discípula do Senhor, no decorrer da história até o fim dos séculos.

Mas qual é o papel dos discípulos agora? Devem ser testemunhas de Jesus Cristo neste mundo. Devem fazer com que o Evangelho parta de Jerusalém e chegue até os confins da terra: “O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso” (Lc 24, 46-48). Ser testemunha implica testemunhar com a vida, com as palavras tudo aquilo que viveram. Os apóstolos cumpriram a esta missão.

Jesus promete aos discípulos que os há de assistir no cumprimento da missão e vai lhes mandar o Espírito Santo: “Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra” (At 1, 8). Os discípulos receberam o Espírito e conduzidos pelo Espírito fizeram com que a obra da evangelização saísse de Jerusalém e chegasse até Roma, centro do mundo de então. O Espírito é aquele que conduz a Igreja a sair de si e a anunciar, a testemunhar Jesus Cristo. O objeto do testemunho é Jesus Cristo morto e ressuscitado. O Espírito coloca a Igreja e cada um de nós na estrada da missão.

Que a celebração da ascensão do Senhor nos ajude a perceber que o Senhor foi ao Pai, mas está, de uma forma nova, no meio de nós, e que Se dá a nós por meio da Palavra, da Eucaristia, do irmão pobre e necessitado.  Coloquemo-nos, então, no caminho da missão, anunciando Jesus Cristo para tantas pessoas que esperam o nosso anúncio, o nosso testemunho.

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF